Uma tosse seca que aparece depois de começar um medicamento para pressão alta pode ser um efeito colateral do tratamento, especialmente quando persiste por vários dias ou semanas sem produzir catarro. Alguns remédios usados para controlar a hipertensão podem provocar irritação nas vias respiratórias e desencadear episódios repetidos de tosse. Entretanto, nem toda tosse que surge durante o tratamento é causada pelo medicamento, e interromper o remédio por conta própria pode comprometer o controle da pressão arterial. Observar quando o sintoma começou e procurar orientação médica são as atitudes mais seguras.
Quais remédios para pressão podem provocar tosse seca?
Os medicamentos mais associados a esse efeito pertencem à classe dos inibidores da enzima conversora de angiotensina, conhecidos como IECA. Entre eles estão enalapril, captopril, lisinopril e ramipril, utilizados para controlar a pressão arterial e, em determinadas situações, tratar doenças cardíacas e renais.
Esses medicamentos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, mas também podem favorecer o acúmulo de substâncias como a bradicinina, que aumentam a sensibilidade das vias respiratórias. Em algumas pessoas, isso provoca uma tosse persistente, irritativa e geralmente sem catarro, que pode aparecer dias, semanas ou até meses depois do início do tratamento.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) inclui a tosse seca entre os efeitos colaterais comuns do enalapril. A instituição orienta procurar um profissional de saúde quando os efeitos adversos incomodam ou não desaparecem, sem suspender o medicamento antes de receber orientação.

Como saber se a tosse pode estar relacionada ao medicamento?
A relação entre o início do tratamento e o aparecimento da tosse é uma informação importante, mas não confirma sozinha que o remédio seja responsável. Resfriados, rinite alérgica, asma, refluxo gastroesofágico e exposição à fumaça também podem provocar tosse seca persistente.
Algumas características podem levantar a suspeita de um efeito relacionado ao medicamento:
- Tosse sem catarro: sensação de irritação ou cócegas na garganta, acompanhada de episódios repetidos de tosse.
- Início após o tratamento: aparecimento do sintoma depois de começar um medicamento ou modificar sua dose.
- Persistência: tosse que continua por dias ou semanas, mesmo sem sinais evidentes de infecção respiratória.
- Incômodo noturno: episódios que atrapalham o descanso ou ficam mais perceptíveis ao deitar.
- Ausência de outros sintomas: a tosse pode ocorrer sem febre, coriza intensa ou produção importante de secreção.
Essas manifestações não são exclusivas dos efeitos colaterais dos anti-hipertensivos. Por isso, também é importante conhecer as possíveis causas da tosse seca persistente e investigar sintomas associados, principalmente quando o quadro não melhora.
O que fazer quando a tosse começa depois do remédio?
O primeiro cuidado é não interromper, reduzir ou substituir o medicamento por iniciativa própria. Mesmo quando a tosse parece claramente relacionada ao tratamento, a suspensão pode fazer a pressão arterial voltar a subir e prejudicar o controle de outras doenças para as quais o remédio foi prescrito.
Antes da consulta, algumas informações podem ajudar o médico a avaliar a situação:
- Anotar quando a tosse começou e se apareceu após o início ou a troca do medicamento.
- Registrar o nome, a dose e os horários dos remédios utilizados.
- Observar se a tosse acontece durante o dia, piora à noite ou interfere no sono.
- Informar se existem sintomas como febre, coriza, azia, chiado no peito ou falta de ar.
- Levar à consulta a lista completa dos medicamentos, incluindo aqueles utilizados sem receita.
Quando o profissional considera provável que o remédio esteja provocando a tosse, pode avaliar a substituição por outra classe de anti-hipertensivo, conforme as condições de saúde de cada pessoa. Essa decisão deve preservar o controle da pressão e considerar os benefícios do tratamento original.

Quando a tosse exige atendimento imediato?
A tosse seca isolada geralmente permite uma avaliação médica programada, especialmente quando começou após a introdução de um medicamento. Entretanto, alguns sinais podem indicar uma reação adversa grave e precisam de atendimento urgente.
Inchaço repentino dos lábios, da língua, da boca ou da garganta, especialmente acompanhado de dificuldade para respirar ou engolir, exige atendimento de emergência imediato. Esses sintomas podem indicar angioedema, uma reação rara associada aos inibidores da ECA, capaz de comprometer a passagem de ar. Nesse caso, não se deve tomar outra dose do medicamento suspeito enquanto se busca atendimento de emergência, nem esperar que o inchaço desapareça espontaneamente.
Falta de ar intensa, dor forte no peito ou tosse com sangue também exigem avaliação urgente, pois podem estar relacionados a outros problemas importantes. Já a tosse persistente que interfere no sono ou nas atividades diárias deve ser discutida com o médico responsável pelo tratamento.
Reconhecer a possibilidade de um efeito colateral ajuda a encontrar uma solução adequada, mas a investigação precisa considerar outras causas. O objetivo é aliviar a tosse sem deixar a pressão arterial descontrolada ou colocar a saúde em risco.
Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a avaliação, o diagnóstico ou o tratamento orientado por um médico.









