O café verde é o grão de café que não foi torrado e que pode ser indicado para ajudar a controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue, além de favorecer a perda de peso.
Também conhecido como green coffee, o café verde possui maior quantidade de compostos bioativos, como ácido clorogênico, além de conter cafeína, que possuem ação antioxidante e termogênica.
Leia também: Cafeína: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/alimentos-ricos-em-cafeinaO café verde é encontrado na forma de grãos, em pó ou suplemento em cápsulas, devendo ser usado com orientação do nutricionista ou médico, para evitar o excesso de cafeína e efeitos colaterais como insônia, agitação ou batimentos cardíacos acelerados.
Para que serve
O café verde pode ser indicado para:
1. Pode ajudar a controlar a diabetes
O ácido clorogênico presente no café verde ajuda a diminuir a absorção do açúcar pelo intestino depois das refeições, evitando o aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue, podendo auxiliar no controle da diabetes.
No entanto, é importante destacar que o café verde ainda necessita de estudos científicos mais robustos que avaliem a sua eficácia no controle do açúcar no sangue.
2. Auxilia no controle ou perda de peso corporal
O café verde contém cafeína, uma substância termogênica que aumenta o gasto de calorias do corpo, mesmo em repouso.
Além disso, o café verde também pode ajudar a reduzir a absorção de açúcar e gorduras, auxiliando no controle ou perda de peso.
No entanto, para a perda de peso é fundamental também manter uma alimentação equilibrada e praticar atividades físicas regulares, pois o efeito termogênico do café verde não é suficiente para emagrecer.
3. Melhora os níveis de gordura no sangue
O ácido clorogênico dificulta a absorção de gordura pelo corpo, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Isso auxilia na melhora dos níveis de gordura no sangue e na redução do risco de doenças cardiovasculares.
É importante ressaltar que, embora existam indícios de seus benefícios, a eficácia do café verde na melhora dos níveis de gordura no sangue ainda precisa ser confirmada por pesquisas mais completas.
4. Combate os radicais livres
O café verde tem ação antioxidante principalmente por causa do ácido clorogênico, ácido cafeico, cafeína e outros polifenóis.
Assim, o café verde ajuda a proteger as células saudáveis do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e as inflamações.
Leia também: Radicais livres: o que são, efeitos no corpo e como se proteger tuasaude.com/radicais-livres-e-envelhecimento5. Reduz a fadiga
Por conter cafeína, o café verde pode ajudar a melhorar a disposição, a sensação de bem-estar e a reduzir a sonolência e o cansaço.
Café verde emagrece?
O café verde pode emagrecer devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto de energia pelo corpo, além de estimular o metabolismo de gorduras no fígado, favorecendo a queima de gordura corporal.
No entanto, o café verde sozinho não é suficiente para promover o emagrecimento, pois os seus efeitos termogênicos são muito leves.
Assim, para emagrecer, é fundamental ter uma alimentação equilibrada e variada, e praticar atividades físicas regularmente.
Leia também: Como fazer uma dieta para emagrecer rápido tuasaude.com/emagrecer-rapidoComo tomar
O café verde pode ser consumido na forma de chá, utilizando aproximadamente de 4 a 5 grãos para cada 250 ml de água, podendo ser ingerida até duas xícaras por dia.
Este café também pode ser encontrado em pó, devendo ser diluído em água morna, sucos ou vitaminas, sendo indicado de 1 a 2 gramas por dia.
O suplemento de café verde em cápsulas pode ser tomado por até 12 semanas, por via oral, e a dose recomendada pode variar de 50 a 400 mg por dia, sendo indicado tomar metade da dose no café da manhã e a outra metade junto ao almoço.
A dosagem indicada de café verde varia de acordo com a concentração de compostos bioativos e os objetivos de cada pessoa. Por isso, o uso do café verde na forma de suplemento deve ser feito somente com a indicação e orientação do médico ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais
Possíveis efeitos colaterais do uso em excesso ou prolongado de café verde são:
- Ansiedade, irritabilidade e agitação;
- Insônia;
- Desidratação;
- Tonturas e tremores;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Dor no estômago;
- Náuseas ou diarreia.
Algumas pessoas podem sentir dor de cabeça, no início do uso, devido a quantidade aumentada de cafeína na circulação sanguínea.
Além disso, o excesso de café verde também pode causar convulsões, vômitos, dificuldade para respirar, tremores e, em alguns casos, óbito.
Por conter cafeína, deve-se evitar o consumo de café verde à noite, pois pode atrapalhar o descanso e o sono.
Quem não deve usar
O suplemento de café verde não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, crianças e adolescentes até 19 anos, pessoas com pressão alta, refluxo, úlceras no estômago e gastrite.
Por conter cafeína, o café verde deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.
O café verde também não deve ser usado junto com outros suplementos ou alimentos que contenham cafeína, pois pode aumentar o risco de efeitos colaterais.
Além disso, pessoas com doenças cardíacas ou que usam medicamentos ou suplementos alimentares, devem sempre consultar o médico antes de usar o café verde.