A batata-doce roxa é um tubérculo que oferece alguns benefícios para a saúde, como manter a saúde do intestino, ajudar no controle ou perda de peso e manter a saúde cardíaca, por exemplo.
Isso porque este tipo de batata-doce tem ótimas quantidades de fibras, antocianinas, carotenoides e potássio, nutrientes e compostos bioativos que têm ação antioxidante, sacietogênica, hipotensora e laxativa.
Leia também: Batata-doce: 9 benefícios e como consumir (com receitas) tuasaude.com/beneficios-da-batata-doceA batata-doce roxa possui um sabor muito adocicado e pode ser consumida com ou sem a casca, assada ou cozida, no preparo de purês, sopas, sucos, saladas, pães, bolos e massas.
Benefícios da batata-doce roxa
Os benefícios da batata-doce roxa para a saúde são:
1. Mantém a saúde do intestino
Por ter boas quantidades de fibras solúveis e insolúveis, a batata-doce roxa principalmente com casca, ajuda a manter a saúde do intestino, ajudando a formar o bolo fecal e estimular os movimentos naturais do intestino.
A batata-doce roxa também contém amido resistente, um tipo de carboidrato que atua como fibras no organismo e que é usada como alimento pelas bactérias benéficas do intestino, equilibrando a flora intestinal.
2. Previne a diabetes tipo 2
A batata-doce roxa tem médio índice glicêmico e possui antocianinas, que são pigmentos naturais que têm ação antioxidante e anti-inflamatória.
Assim, esse tubérculo melhora a sensibilidade da insulina, ajudando a prevenir a diabetes tipo 2, quando associada à uma alimentação saudável e práticas de exercícios físicos regulares.
3. Ajuda no controle ou perda de peso
Por conter boas quantidades de fibras, a batata-doce roxa prolonga a sensação de saciedade, prevenindo a ingestão excessiva de calorias e ajudando, assim, no controle ou perda de peso.
4. Tem ação antioxidante
Por conter antocianinas, a batata-doce roxa tem ação antioxidante, neutralizando os radicais livres e estimulam enzimas antioxidantes do próprio corpo, protegendo o DNA, proteínas e lipídios contra danos.
Leia também: Antioxidantes: o que são, para que servem, tipos e alimentos ricos tuasaude.com/antioxidante5. Mantém a saúde cardíaca
A batata-doce roxa ajuda a manter a saúde cardíaca, por conter potássio, um mineral que ajuda a eliminar, pela urina, o excesso de sódio do organismo evitando a pressão alta.
Além disso, as antocianinas presentes nesta raiz também ajudam a melhorar as funções das veias e equilibrar os níveis de colesterol total no sangue, prevenindo a aterosclerose.
6. Pode diminuir o risco de câncer
Devido à presença de antocianinas, carotenoides e flavonoides, a batata-doce roxa ajuda a neutralizar espécies reativas de oxigênio e radicais livres.
Assim, esse alimento evita os danos no DNA, proteínas e lipídios, ajudando a diminuir o risco do desenvolvimento de muitos tipos de câncer.
7. Melhora a disposição
Por ter boas quantidades de carboidratos, como amido, açúcares e fibras, a batata-doce roxa fornece energia para o corpo e o cérebro, melhorando o a disposição física e mental.
A batata-doce roxa é uma fonte de energia constante, por ter médio índice glicêmico e devido à presença de carboidratos complexos, ajudando a manter os níveis de energia estáveis por mais tempo.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100g de batata-doce roxa:
Para se obter os benefícios da batata-doce roxa, esse alimento deve fazer parte de uma alimentação saudável e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.
Como consumir
A batata-doce roxa pode ser consumida com ou sem casca, assada, cozida ou grelhada. Esse tubérculo pode ser incluído no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, por exemplo.
Já nas refeições principais, a batata-doce roxa pode ser usada em receitas como purês, bolos, sopas, ensopados, pães e biscoitos.
Embora qualquer uma dessas formas de consumo dessa raiz seja benéfica, é aconselhado consumir a batata-doce roxa cozida no vapor ou assada e de preferência com a casca. Isso porque essas formas de preparo preservam mais os nutrientes deste tipo de batata-doce.
Diferença entre a batata-doce roxa e a branca
A batata-doce branca possui casca e polpa creme ou branca e um sabor um pouco doce. Além disso, esse tipo de batata-doce não contém antocianinas
Já a batata-doce roxa tem a casca e a polpa roxas, que permanecem mesmo após o cozimento e um sabor muito adocicado. Esse tubérculo possui boas quantidades antocianinas e maior teor de flavonoides que a versão branca
Receitas com batata-doce roxa
Algumas receitas saborosas com a batata-doce roxa são:
1. Doce de batata-doce roxa
Ingredientes:
- 1 kg de batata-doce roxa;
- 3 xícaras (de chá) de açúcar;
- 2 xícaras (de chá) de água;
- 1 cravo-da-índia.
Modo de preparo:
Descascar e cortar as batatas em pedaços grandes. Colocar as batatas em uma panela com a água e cozinhar em fogo baixo até que fiquem bem macias.
Descartar a água, espremer as batatas-doce com espremedor e retorná-las para a panela. Acrescentar o açúcar e o cravo, mexendo sempre com uma colher e cozinhar o doce por uns 20 minutos, até que esteja começando a soltar do fundo da panela, como brigadeiro.
Retirar do fogo, deixar amornar e colocar num pote com tampa. Levar à geladeira por cerca de 4 a 6 horas e servir em seguida. Esse doce pode ser armazenado na geladeira por 1 semana.
2. Purê de batata-doce roxa
Ingredientes:
- 500 g de batata-doce roxa;
- 50 g de manteiga gelada;
- Água o suficiente para cobrir as batatas;
- 1 folha de louro;
- Noz-moscada ralada e sal a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem e cortar a batata-doce roxa em cubos grandes. Colocar as batatas numa panela, cobrir com a água, adicionar a folha de louro e levar para cozinhar até que estejam macias.
Apagar o fogo e escorrer as batatas, reservando a água do cozimento. Amassar as batatas com um espremedor, colocá-las numa panela e levar ao fogo baixo. Adicionar a manteiga, o sal e a noz-moscada ralada e misturar bem.
Adicionar a água do cozimento ainda quente, aos poucos e mexendo, até atingir a consistência desejada. Servir imediatamente.
3. Nhoque de batata-doce roxa
Ingredientes:
- 1 kg batata-doce roxa;
- 250 g de farinha de trigo peneirada;
- 1 ovo;
- 150 g de queijo parmesão;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem as batatas e, ainda com casca, cozinhar em água com sal por 30 a 40 minutos. Apagar o fogo, escorrer as batatas e descascar enquanto ainda estiverem quentes.
Passas as batatas no espremedor ou moedor e colocá-las numa tigela. Acrescentar a farinha, o ovo, uma pitada de sal e o parmesão. Misturar tudo com as mãos até ficar uma massa bem homogênea.
Enrolar a massa em forma de cordões e cortar em pequenos pedaços. Em seguida, cozinhar os nhoques em uma panela com água e sal.
Quando começarem a subir para a superfície da água, retirar os nhoques com uma escumadeira e colocar em uma travessa.
Por fim, adicionar o molho desejado já aquecido, como bolonhesa, de sálvia com manteiga ou de tomate, por exemplo, e servir.