10 Mitos e Verdades sobre Menstruação

A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura de 3 a 8 dias. A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos, e a partir daí, deve surgir todos os meses até à menopausa, por volta dos 50 anos de idade.

Na gravidez, a menstruação não ocorre, no entanto a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom, tipo borra de café. Saiba mais em: Menstruação na gravidez.

Veja em quais dias sua menstruação deve voltar inserindo seus dados:

Erro
Erro
Erro

1. É possível engravidar menstruada.

VERDADE. Apesar de difícil, ainda é possível engravidar ao ter contato íntimo enquanto está menstruada. Isso acontece porque a produção hormonal pode variar em cada mulher, podendo ocorrer ovulação mesmo durante o período menstrual.

2. Lavar seus cabelos menstruada faz mal ou aumenta o fluxo.

MITO. Lavar os cabelos não influencia em nada o cilo menstrual, por isso você pode tomar banho tranquilamente e ficar no chuveiro todo o tempo que desejar (mas lembre-se de economizar água).

10 Mitos e Verdades sobre Menstruação

3. Absorvente interno ou coletor menstrual tira a virgindade.

DEPENDE. Em geral, o absorvente interno de tamanho menor, quando colocado da forma correta, não rompe o hímen da mulher. No entanto, o hímen pode ser rompido mais facilmente com o uso do coletor menstrual, sendo importante levar isso em consideração antes de comprá-lo.

O recomendado é sempre conversar com o ginecologista para avaliar qual a melhor opção para cada mulher, e lembrar que na realidade a virgindade só é perdida quando se tem contato íntimo real. Veja mais 12 Perguntas e Respostas Sobre o Copo Menstrual.

4. Mulheres que convivem de forma muito próxima costumam menstruar na mesma época.

VERDADE. Como a produção hormonal depende de fatores da rotina como alimentação e estresse, mulheres que passam muito tempo juntas tendem a passar pelos mesmo fatores externos que influenciam o ciclo menstrual, o que acaba fazendo com que a produção hormonal e a época da menstruação sejam semelhantes entre elas.

5. Andar descalça piora a cólica?

MITO. Mesmo que o chão seja frio, andar descalço não faz piorar a cólica. Provavelmente o que acontece é que pisar no chão frio é mais um incômodo para quem já está com dor, dando a impressão de que as cólicas pioraram.

6. A TPM não existe, é apenas uma desculpa das mulheres.

MITO. A TPM é real e ocorre devido às grandes oscilações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, causando sintomas como irritabilidade, cansaço e inchaço abdominal, que variam de intensidade de acordo com cada mulher. Veja a lista completa dos sintomas aqui.

10 Mitos e Verdades sobre Menstruação

7. Transar menstruada aumenta o risco de contrair e passar doenças sexualmente transmissíveis.

VERDADE. Isso acontece porque o sangue funciona como alimento, favorecendo a proliferação de micro-organismos que causam doenças. 

Assim, se o homem tiver uma DST, a mulher tem mais chances de pegar a doença, e se for a mulher menstruada quem está doente, também pode passar mais facilmente porque o número de micro-organismos no sangue pode estar maior, sendo mais fácil de passar para o homem.

8. Tomar anticoncepcional seguido para não menstruar faz mal à saúde?

MITO. Evitar a menstruação não faz mal à saúde, pois ela apenas representa que o óvulo não foi fecundado e que o útero precisa se preparar novamente para uma possível gravidez.

No entanto, é importante lembrar que a ausência de menstruação quando não se toma anticoncepcional pode ser sinal de algum problema. Além disso, mesmo mulheres que tomam anticoncepcional para não menstruar devem ir ao ginecologista pelo menos 1 vez por ano.

9. Transar menstruada não traz problemas para a mulher.

VERDADE. Se o contato íntimo for seguro e com camisinha, ele não traz nenhum problema para a mulher. Além disso, já existem absorventes especiais para usar durante esse período que facilitam na hora do sexo. Eles não têm o cordão do absorvente interno e funciona como uma esponjinha interna, absorvendo tudo sem incomodar a mulher ou o parceiro.

10. Ter o fluxo muito forte pode causar anemia.

MENTIRA. Em geral, o fluxo forte não é motivo para anemia, pois ela normalmente só surge quando as perdas menstruais são realmente muito elevadas, o que acontece apenas quando existem doenças causando o problema, como miomas uterinos e gravidez ectópica.

Assim, a mulher só deve se preocupar quando a menstruação durar mais de 7 dias ou se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias. Veja as Causas e Tratamento para Menstruação Prolongada.

Mais sobre este assunto: