Menstruação

publicidade

A menstruação é a perda de sangue pela vagina em um período que dura de 3 a 8 dias. A primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos, e a partir daí, deve surgir todos os meses até à menopausa, por volta dos 50 anos de idade.

Na gravidez, a menstruação não ocorre, no entanto a mulher pode ter um pequeno sangramento durante 1 ou 2 dias, principalmente no início da gestação, de cor rosa ou marrom, tipo borra de café. Após o parto, a menstruação geralmente não volta enquanto a mulher amamentar. O ciclo menstrual normalmente volta a regularizar em 3 meses caso a mulher não amamente e 6 meses em caso de amamentação exclusiva do bebê.

A menstruação desregulada, com um ciclo inferior a 25 dias ou superior a 33 dias, não é normal, pode ser causada por problemas hormonais, síndrome dos ovários policísticos, problemas da tireóide, desnutrição, miomas uterinos ou estresse. Apesar de não ser sinal de gravidez, a menstruação desregulada pode aumentar o risco da mulher engravidar por não ter controle sobre o seu período fértil.

Em qualquer caso uma visita ao ginecologista é aconselhada, pois é normal que a menstruação esteja desregulada, no início, na troca ou após parar de tomar anticoncepcional, por exemplo.

Sintomas de menstruação

Os sintomas da menstruação são:

  • Perda de sangue pela vagina;
  • Dor abdominal;
  • Alterações de humor;
  • Mamas sensíveis.

Além destes sintomas, a mulher também pode sentir cansaço, sensação de inchaço e irritabilidade antes ou durante o período menstrual. Chama-se a isso tensão- pré menstrual.

Primeira menstruação

Em geral, a primeira menstruação ocorre na puberdade, por volta dos 12 anos, e se chama menarca. Já a última ocorre na menopausa, perto dos 50 anos de idade. Ela é uma resposta natural do organismo, quando houve a maturação de um óvulo e este não foi fecundado, o que significa dizer que a mulher não está grávida.

No entanto, é normal que a menstruação esteja desregulada nas primeiras menstruações, assim como na menopausa e durante a amamentação.

Quando vem e quanto tempo dura a menstruação

Na maior parte das vezes, as mulheres têm a menstruação 1 vez por mês e depois de aproximadamente 28 dias há uma nova menstruação. Este tempo pode variar de mulher para mulher e é normal que o tempo entre duas menstruações seja de até 40 dias.

Normalmente, cada menstruação dura entre 5 a 8 dias, podendo durar apenas 3 dias, como ocorre com a maioria das mulheres que toma a pílula anticoncepcional. Há também casos quando a menstruação é mais prolongada, durando até 10 dias. Isto ocorre, especialmente, nas primeiras menstruações ou em caso de grandes alterações hormonais.

A menstruação que dura mais de 10 dias pode ser sintoma de algum problema ginecológico, por isso, neste caso, a mulher deve consultar um ginecologista.

O que fazer e o que não fazer durante a menstruação

Durante a menstruação, a mulher deve usar um absorvente na calcinha para reter o sangue perdido e este deve ser trocado sempre que estiver sujo ou a cada 4 horas.

Além deste tipo de absorvente, existe um outro, chamado de absorvente interno, que deve ser introduzido na vagina e trocado após algumas horas.

A mulher, durante a menstruação, pode continuar normalmente com suas atividade diárias, e, se houver necessidade, pode tomar algum remédio para diminuir as cólicas e o desconforto. Bons exemplos são Ponstan e Buscopan. Repouso e hidratação também são bem vindos.

Praticar exercícios alivia a dor e diminui o inchaço causado pela menstruação, mas deve ser evitado nos dias em que o fluxo estiver abundante ou se estiver com dores.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/10/2014 Última atualização da página: 30/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.