Primeira menstruação

publicidade

Saiba tudo sobre a primeira menstruação.

O nome da primeira menstruação é menarca e ela ocorre por volta dos 12 anos de idade. Como não há uma data fixa para vir, algumas meninas podem começar a menstruar aos 8 ou 9 anos, devido a fatores hormonais, ao estilo de vida e à alimentação.

Sinais e sintomas da primeira menstruação

Alguns sinais e sintomas que podem indicar a vinda da menstruação pela primeira vez são:

  • Crescimento de pelos pubianos
  • Crescimento das mamas
  • Aumento dos quadris
  • Aumento ligeiro do peso

Durante a menstruação é normal que a menina sinta dores na região abdominal e fique mais triste, irritada, chorosa ou sensível. Isso ocorre devido às alterações hormonais que acontecem nesta fase e basta tomar um comprimido de Atroveran ou de Buscopan para aliviar estes desconfortos. Deve-se, no entanto, ter cuidado com alergias a medicamentos.

Cor da primeira menstruação

A cor da primeira menstruação é escura ou marrom, mas o ideal é que ela seja rosa ou vermelho vivo na maior parte das vezes. A menstruação mais escura que o normal ocorre devido às alterações hormonais e, geralmente, não representa nenhum problema de saúde.

Quanto tempo dura a menstruação

A menstruação dura entre 3 a 8 dias, dependendo do organismo de cada mulher. Em geral, após 30 dias do seu fim, haverá uma nova menstruação. Mas, é normal que, após a primeira menstruação, a segunda e a terceira demorem mais tempo para descer. Também é normal que a menstruação fique irregular nos primeiros anos do ciclo menstrual, tornando-se cada vez mais regular com o passar do tempo.

Por norma, a mulher deverá menstruar todos os meses até por volta dos 50 anos de idade, quando ela entrar na menopausa.

Cuidados com a menstruação

Durante toda a menstruação a mulher deve ter o cuidado de usar um absorvente para reter o sangue perdido. Existem 2 opções de absorventes: interno ou externo. Seja qual for o escolhido, ele deve ser trocado em média a cada 3 horas.

Durante a menstruação, pode-se continuar com todas as atividades da vida diária, não sendo necessário parar de fazer nenhuma delas e, se a menina ainda for virgem, ela não necessita ir ao médico ginecologista. Entretanto, a partir do momento em que deixar de ser virgem, ela deverá ir ao ginecologista para fazer os exames necessários.

Dicas para a primeira menstruação

Algumas boas dicas para a sua primeira menstruação e todas as outras são:

  • Ter sempre 3 ou 4 absorventes dentro da bolsa ou da mochila;
  • Ter um pacote de lenços umedecidos;
  • Ter outra calcinha para trocar, se necessário.

Para evitar o constrangimento, caso outra pessoa mexa na sua bolsa, coloque estes itens dentro de uma bolsinha (necessaire).

A menstruação é o símbolo da fertilidade da mulher. Depois da primeira menstruação, a menina deve saber que não deverá ter nenhum contato íntimo com os meninos sem usar preservativo, pois poderá engravidar e adquirir doenças sexualmente transmissíveis.

Como atrasar a primeira menstruação

As meninas com menos de 9 anos de idade, que apresentam pelos pubianos e nas axilas, podem atrasar a vinda da primeira menstruação para permitir um maior crescimento ósseo. Este tratamento é indicado pelo médico endocrinologista pediatra e consiste na toma de 1 injeção de hormônios, todos os meses, até que a menina atinja uma idade em que já não se tem nenhuma vantagem em evitar a vinda da menstruação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 23/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.