Menstruação irregular

publicidade

A menstruação irregular é caracterizada por ciclos menstruais que não seguem um ritmo semelhante todos os meses, dificultando a detecção do período fértil e do melhor período para engravidar. Em geral, a menstruação varia entre 21 a 40 dias para descer. A menstruação considerada regular seria aquela que desce a cada 28 dias.

A menstruação irregular pode ser causada por diversos fatores e, neste caso, o que se deve fazer é marcar uma consulta com o ginecologista para uma avaliação minuciosa.

Menstruação irregular, o que pode ser?

A menstruação irregular pode ser causada por diversos fatores, tais como:

  • Alterações hormonais, devido à troca da pílula anticoncepcional, síndrome dos ovários policísticos ou mioma, por exemplo
  • Má alimentação (excesso de cafeína ou álcool)
  • Grandes alterações de peso
  • Estresse
  • Cansaço 
  • Excesso de atividade física 

É importante saber o que está desregulando a menstruação para tomar as devidas providências.

É normal que a menstruação fique irregular no período pós-parto, durante a amamentação, nos primeiros anos da menstruação e nos que precedem a menopausa, devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante estas fases.

Chances de engravidar devido à menstruação irregular

Quando a mulher possui a menstruação irregular fica mais difícil calcular o seu período fértil. Se ela não utilizar nenhum método contraceptivo e mantiver contato íntimo com um homem, ela correrá o risco de engravidar. Caso este não seja o seu desejo, deverá utilizar algum método contraceptivo.

Já se a mulher deseja engravidar e possui a menstruação irregular, o que se pode fazer é comprar um teste de ovulação na farmácia, para verificar se está ou não no seu período fértil, assim saberá quando investir no contato íntimo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 15/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.