Menstruação na gravidez

publicidade

Algumas mulheres podem apresentar um pequeno sangramento semelhante a menstruação no início da gravidez. Isto pode acontecer durante o processo de nidação, que é quando o óvulo se implanta no útero rompendo pequenos vasos sanguíneos desta região e neste caso o sangramento deve ser bem pequeno, de cor mais clara que o normal e deve durar apenas 1 ou 2 dias. Neste caso esta alteração é chamada de sangramento de escape ou spotting.

Se a mulher apresentar este sintoma é importante realizar um teste de gravidez para saber se realmente está grávida. No entanto, quando o teste é feito muito cedo o resultado pode ser um falso negativo e deve ser repetido após alguns dias. Saiba mais sobre quando fazer o teste: Teste de gravidez.

Quando a mulher observa um certo tipo de menstruação, com cólica semelhante a cólica menstrual, mas que é mais forte em um dos lados da região pélvica, poderá suspeitar de uma gravidez ectópica. Neste caso o ovo não se implantou dentro do útero, mas em algum local da tuba uterina, e ao crescer pressiona a trompa e leva a este sangramento. Saiba mais detalhes sobre esta alteração em: Gravidez ectópica.

Uma outra situação que pode levar ao aparecimento de um tipo de menstruação durante a gravidez é o descolamento ovular, que pode acontecer no primeiro trimestre, ou um descolamento da placenta, que pode acontecer a partir das 20 semanas de gestação. Esclareça suas dúvidas em: Descolamento ovular.

Certas mulheres demoram muito tempo para descobrir que estão grávida porque não observam o crescimento da barriga e porque continuam apresentando uma menstruação, mas esta é uma situação rara que também merece uma avaliação médica.

Em todo caso, qualquer alteração da menstruação deve ser avaliada pelo ginecologista ou obstetra porque não é o ideal que a mulher tenha qualquer tipo de sangramento durante a gravidez.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade