5 Causas Comuns da Menstruação Atrasada

A menstruação atrasada nem sempre é sinal de gravidez, pois outras situações como o excesso de estresse, emoções muito fortes, alterações hormonais ou mesmo o consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas podem levar ao atraso da menstruação.

Geralmente, este atraso na menstruação pode durar desde 3 dias a 1 ou 2 meses, sendo recomendado consultar o médico se a ausência durar mais de 5 dias, para que a causa possa ser identificada e tratada.

Porém, se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes, existe a probabilidade de estar grávida, sendo recomendado fazer um teste de gravidez caseiro que pode ser comprado nas farmácias para saber se está grávida.

5 Causas Comuns da Menstruação Atrasada

Menstruação atrasada e o teste caseiro de gravidez deu negativo

Se a menstruação está atrasada e já realizou pelo menos 2 testes de gravidez no último mês, com 8 a 10 dias de intervalo entre a realização do teste, é muito provável que não esteja grávida e o atraso na menstruação pode estar a ser causado por outras situações como:

  1. Excesso de atividade física como acontece com atletas ou pessoas em preparação para alguma prova ou competição desportiva;
  2. Dietas muito restritivas;
  3. Má alimentação ou distúrbios alimentares como anorexia ou bulimia;
  4. Excesso de Estresse;
  5. Alterações hormonais causadas por síndrome dos ovários policísticos, endometriose, mioma ou mesmo pela pílula do dia seguinte.

Estas situações podem levar à ausência de menstruação por mais de 3 meses, sendo recomendado que consulte o médico caso isso aconteça.

5 Causas Comuns da Menstruação Atrasada

Além disso, algumas pílulas anticoncepcionais também podem ser responsáveis por para a menstruação, sendo nestes casos é normal não ter menstruação. Conheça outras causas que podem levar ao atraso da menstruação em Falta de menstruação nem sempre é sinal de gravidez.

O que fazer se tiver a menstruação atrasada

Se tiver a menstruação atrasada e não consegue identificar a causa, o recomendado é que consulte o médico ginecologista para que ele possa identificar a causa e tratar o problema, podendo em alguns casos ser recomendada a toma de remédios para descer a menstruação.

Além disso, dependendo do que está provocando o atraso na menstruação, reduzir a intensidade do exercício físico, ter calma, evitar o estresse e manter uma alimentação equilibrada variada e rica em vitaminas e minerais são atitudes que ajudam a prevenir atrasos na menstruação. Além disso, é também recomendado que faça consultas regulares no médico para identificar possíveis problemas de saúde ou doenças como ovários policísticos, endometriose, anorexia, bulimia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo que podem provocar alterações no ciclo menstrual.

Remédios Caseiros para Descer a Menstruação

Existem alguns remédios caseiros que podem ajudar a descer a menstruação, porém estes apenas devem ser tomados quando não existem suspeitas de gravidez.

Chá de Canela

O chá de canela ajuda a acelerar a menstruação em 1 ou 2 dias e para preparar este chá precisa de:

Ingredientes:

  • 2 canelas em pau;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de Preparo:

  • Adicionar a canela em pau à água fervente, tapar e deixar repousar durante 10 a 15 minutos. Passado esse tempo retirar os paus de canela e beber quando estiver morno.

5 Causas Comuns da Menstruação Atrasada

Este chá deve ser bebido 1 a 2 vezes por dia até a menstruação descer e se necessário pode ser adoçado com um pouco de mel ou açúcar.

Chá de Agoniada

O chá de agoniada ajuda a acelerar e a provocar a menstruação e para preparar este chá precisa de:

Ingredientes:

  • 5 grama de flores secar de agoniada;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de Preparo:

  • Adicionar as flores de agoniada à água fervente e deixar repousar durante 10 a 15 minutos e coar antes de beber.

Deve beber 2 a 3 xícaras deste chá por dia até a menstruação descer.

Estes chás são opções naturais para quando a menstruação está atrasada em alguns dias e apenas devem ser tomados durante 5 a 10 dias, sendo recomendado consultar o médico caso a menstruação não venha durante esse tempo, uma vez que estes chás apenas aceleram a descida da menstruação, não regulando o ciclo menstrual.

O que fazer para regular a menstruação

Além de beber chás que ajudam a menstruação a descer, existem algumas medidas que podem ajudar a evitar estas situações onde o ciclo menstrual está desregulado, como:

  • Levar um estilo de vida saudável, com prática regular de exercício físico e uma alimentação saudável e variada, rica em frutas, legumes e verduras;
  • Tomar pilula anticoncepcional, pois ajuda a regular o ciclo menstrual e deixa a menstruação regular;
  • Praticar atividade física regularmente mas sempre com alguma moderação, evitando os excessos;
  • Evitar dietas loucas e muito restritivas, pois além de fazerem mal para a saúde, acabam desregulando o ciclo menstrual;
  • Manter o peso ideal. Se não sabe se está no peso ideal, use a nossa calculadora para saber:

Erro
anos
Erro
m
Erro

Estas medidas ajudam a manter a menstruação regulada, porém é sempre aconselhado que consulte o médico para identificar a causa responsável pela desregulação do seu ciclo.

Mais sobre este assunto: