Menstruação atrasada

publicidade

A menstruação pode atrasar de 3 a 5 dias, mesmo em mulheres que possuem um ciclo menstrual regular. E por vezes esse atraso menstrual não significa uma gravidez. Algumas situações que podem levar a esse acontecimento são: fortes emoções, estresse, consumo excessivo de bebidas com cafeína ou o excesso de bebidas alcoólicas.

Para evitar o atraso da menstruação o que se deve fazer é ter uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente e usar preservativo em todas as relações.

Confira as possíveis causas do atraso da menstruação e saiba o que fazer.

Menstruação atrasada, o que pode ser?

A menstruação atrasada pode ser causada por diversos fatores, tais como:

  • Gravidez: Se houve contato íntimo desprotegido alguns dias antes, as chances de gravidez existem e, para saber se está grávida ou não, o teste caseiro de gravidez que se compra na farmácia pode ser útil.

Entretanto esse teste pode dar um falso resultado negativo, se for feito cedo demais. Neste caso, deve-se repeti-lo após 10 dias, ou então fazer um teste de gravidez de laboratório (BHCG), que é capaz de detectar a gravidez ainda que os sintomas não estejam presentes.

Menstruação atrasada e teste de gravidez negativo

A menstruação atrasada e o teste de gravidez negativo podem ser causados por situações como:

  • Excesso de atividade física ou dietas restritivas: Pode levar ao atraso ou a uma parada da menstruação. Com tanto gasto energético, o corpo não entra no período fértil e, consequentemente, não há menstruação.
  • Stress: O estresse do dia a dia leva a alterações em todo o corpo e também pode ser um dos motivos da menstruação atrasada por mais de 5 dias. Para resolver isso, basta relaxar e diminuir o ritmo de trabalho ou estudo.
  • Alterações hormonais: Se a mulher tomou a pílula do dia seguinte, sua menstruação pode chegar atrasada, já que a pílula provoca alterações hormonais importantes. Porém, essas alterações também podem ser causadas por doenças do aparelho reprodutor, como a síndrome dos ovários policísticos, endometriose ou mioma. Tratá-las é o ideal.
  • Má alimentação: Ingerir poucas vitaminas também pode causar a menstruação irregular e consequente atraso da menstruação em algum mês.

Menstruação atrasada, o que fazer?

Em caso de menstruação atrasada, mesmo tomando o anticoncepcional ou em caso de menstruação atrasada e cólicas presentes, o que se pode fazer é tomar um chá de canela, pois a canela pode acelerar a menstruação em 1 ou 2 dias.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 25/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.