Ciclo menstrual

publicidade

O ciclo menstrual é dividido em 3 fases determinadas por alterações hormonais que se repetem mensalmente. O ciclo menstrual normal dura 28 dias, mas é possível que o ciclo menstrual regular varie entre 23 e 35 dias, dependendo do organismo de cada mulher.

Ciclo menstrual irregular

O ciclo menstrual irregular é aquele em que não se sabe quando a menstruação irá vir.

O ciclo menstrual irregular é mais comum na adolescência, principalmente nos 3 primeiros anos da menstruação, logo após a gravidez e na fase da pré-menopausa devido as intensas alterações hormonais destas fases. Apesar de ser muito comum, isto deve ser comunicado ao médico ginecologista para que ele possa solicitar exames para avaliar a taxa hormonal da mulher e proceder conforme a necessidade.

As mulheres que possuem um ciclo menstrual irregular podem apresentar uma maior dificuldade para engravidar porque não conseguem calcular com exatidão o seu período fértil e por isso é importante saber identificar os sinais de período fértil, como corrimento transparente semelhante à clara do ovo e o aumento da sensibilidade das mamas, e ter relações nestes dias.

Ciclo menstrual e gravidez

O ciclo menstrual é interrompido na gravidez, devido a fecundação do óvulo maduro pelo espermatozoide, durante o período fértil da mulher.

O ciclo menstrual volta ao normal, depois da gravidez, depois da mulher parar de amamentar o bebê de forma exclusiva, o que geralmente acontece quando o bebê completa 4 meses de vida.

Fases do ciclo menstrual

As fases do ciclo menstrual são:

  • Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias;
  • Fase ovulatória: dura em média 8 dias mas tem seu pico no 14º dia a partir do início da menstruação (num ciclo de 28 dias) e
  • Fase lútea: que dura em média 10 dias e prepara o útero para o início da próxima menstruação.

A menstruação é o descolamento do revestimento do útero, caracterizada por sangramento vaginal que ocorre, por cerca de 5 a 7 dias, todos os meses. Ela marca os anos férteis da vida da mulher, que inicia na primeira menstruação, chamada tecnicamente de menarca, e dura até a menopausa, que é quando deixa de haver a menstruação.

Clicar na imagem para ampliar.

Hormônios do ciclo menstrual

Os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual são:

  • GnRH - Hormônio liberador de gonadotropina: produzido pelo hipotálamo;
  • FSH - Hormônio folículo-estimulante: produzido pela hipófise;
  • LH- Hormônio luteinizante: produzido pela hipófise;
  • Estrogênio: produzido pelos ovários;
  • Progesterona: também produzida pelos ovários.

Inicialmente o hipotálamo produz o hormônio GnRh, que atua sobre a hipófise, levando a produção do FSH, que chega até os ovários e estimula o amadurecimento de um óvulo por mês. O hormônio FSH também estimula os ovários a produzir estrogênio, que faz com que o tecido que reveste o útero internamente fique mais espesso, para abrigar um possível óvulo fecundado, dando início a gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele será eliminado juntamente com o tecido que reveste internamente o útero, em forma de menstruação.

Estas alterações hormonais ocorrem todos os meses em todas as mulheres que estão em idade fértil.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 19/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.