Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve Ibuprofeno e quando tomar

O Ibuprofeno é um remédio indicado para o alivio da febre e da dor, como dor de cabeça, dor muscular, dor de dentes, enxaqueca ou cólica menstrual. Além disso, também pode ser usado para aliviar a dor de corpo e febre em caso de sintomas de gripes e resfriados comum. 

Este remédio tem ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, que permite diminuir a febre, inflamação e aliviar a dor, podendo ser tomado na forma de gotas, comprimidos, cápsulas gelatinosas ou suspensão oral, 

O Ibuprofeno pode ser comprado na farmácia em forma de genérico ou de marca, como o Alivium, Advil, Buscofem ou Artril, por um preço entre 10 a 25 reais.

Para que serve Ibuprofeno e quando tomar

Como tomar

As doses recomendadas de Ibuprofeno dependem do problema a tratar e da idade do paciente: 

1. Gotas pediátricas

  • Crianças a partir dos 6 meses: a dose recomendada deve ser indicada pelo médico, sendo recomendada 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administradas 3 a 4 vezes por dia, em intervalos de 6 a 8 horas.
  • Crianças com mais de 30 Kg: geralmente, a dose máxima recomendada é de 200 mg, o equivalente a 40 gotas de Ibuprofeno 50 mg/ml ou 20 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml.
  • Adultos: geralmente, são recomendadas doses entre os 200 mg e os 800 mg, o equivalente a 80 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml, administradas 3 a 4 vezes por dia. 

2. Comprimidos

  • Ibuprofeno 200 mg: é recomendado para adultos e crianças com mais de 12 anos, sendo recomendado tomar entre 1 a 2 comprimidos, 3 a 4 vezes por dia, com intervalo mínimo de 4 horas entre doses. 
  • Ibuprofeno 400 mg: é recomendado para adultos e crianças com mais de 12 anos, sendo recomendado tomar 1 comprimido, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, de acordo com indicação médica. 
  • Ibuprofeno 600 mg: é recomendado apenas para adultos, sendo recomendado tomar 1 comprimido, 3 a 4 vezes por dia, de acordo com indicação médica. 

3. Suspensão oral 30 mg/mL

  • Crianças a partir dos 6 meses de idade: a dose recomendada deve ser indicada pelo médico e varia entre 1 e 7 mL, devendo ser tomada 3 a 4 vezes por dia, de 6 em 6 ou de 8 em 8 horas. 
  • Adultos: a dose recomendada é de 7 mL, que podem ser tomados até 4 vezes ao dia. 

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o ibuprofeno são tonturas, aparecimento de lesões na pele, como bolhas ou manchas, dor de estômago e náuseas.

Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer má digestão, prisão de ventre, perda de apetite, vômitos, diarreia, gases, retenção de sódio e água, dor de cabeça, irritabilidade e zumbido.

Quem não deve usar

Este medicamento não deve ser usado em pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula ou a outros anti-inflamatórios não esteroides e remédios para dor ou febre.

O Ibuprofeno não deve ser usado contra a dor por mais de 10 dias ou contra a febre por mais de 3 dias, a não ser que o médico recomende a toma durante mais tempo. A dose recomendada também não deve ser ultrapassada.

Além disso, o ibuprofeno também não deve ser usado em casos em que o ácido acetilsalicílico, iodeto e outros anti-inflamatórios não esteroides tenham induzido asma, rinite, urticária, pólipo nasal, angioedema, broncoespasmo e outros sintomas de reação alérgica ou anafilática. Também não deve ser usado juntamente com bebidas alcoólicas, em pessoas com úlcera gastroduodenal ou sangramento gastrintestinal.

O uso em menores de 2 anos de idade e idosos deve ser realizado sob orientação médica.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem