Infecção pulmonar

publicidade

A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória, pode ser aguda, quando surge em 7 dias, ou crônica, quando surge aos poucos. Ela pode ser causada por vírus, parasitas, fungos ou bactérias, que penetram nas vias respiratórias e alojam-se nos pulmões, gerando sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar. Seu tratamento é feito com antibióticos em meio hospitalar ou em casa, dependendo do estado de saúde do indivíduo.

Quando ela é identificada cedo e seu tratamento é iniciado rapidamente, possui cerca de 80% de chance de cura em 15 dias, mesmo em indivíduos idosos. Contudo, os pacientes com uma baixa do sistema imune, como ocorre no caso da AIDS e nos pacientes em tratamento para o câncer, o tratamento pode ser mais prolongado que o habitual.

Sintomas da infecção pulmonar

Os sintomas da infecção pulmonar são:

  • Febre
  • Dificuldade em respirar
  • Catarro
  • Tosse

Dor de ouvido e dor de garganta também podem estar presentes, antes do quadro pulmonar, em alguns indivíduos.

Como identificar a infecção pulmonar

Para identificar a infecção pulmonar é recomendado o exame físico do indivíduo, onde observa-se cor, temperatura, secreções, ausculta pulmonar, estado da consciência, além de exames complementares, como os de sangue e radiografia de tórax.

Ao realizar o diagnóstico, inicia-se o tratamento, mas, é importante identificar o agente causador da infecção para adotar a melhor conduta de tratamento, e isto pode ser conseguido com análise laboratorial do escarro.

Tratamento da infecção pulmonar

O tratamento para a infecção pulmonar é feito com medicamentos que atuam diretamente contra o agente causador, os antibióticos, antifúngicos ou antiparasitários, por exemplo. Pode-se usar também medicamentos para dor e para baixar a febre.

Para complementar o tratamento, pode-se indicar a fisioterapia respiratória, realizada com exercícios respiratórios e pequenos aparelhos que ajudam a eliminar as secreções dos pulmões, trazendo alívio dos sintomas.

Alimentação saudável e boa hidratação são muito importantes durante o tratamento da infecção pulmonar.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 24/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.