Bronquite

publicidade

A bronquite é uma inflamação dos brônquios que gera sintomas como tosse e falta de ar e o seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores e expectorantes receitados pelo pneumologista. A bronquite pode ser classificada como sendo:

  • Bronquite asmática: É a inflamação dos brônquios com acúmulo de secreção causada por uma alergia respiratória. Ela nem sempre tem cura mas pode ser controlada com o uso de remédios receitados pelo médico e os remédios caseiros também podem ser úteis. 
  • Bronquite crônica: É a inflamação dos brônquios com acúmulo de secreção que dura mais de 3 meses, mesmo com o tratamento aparentemente adequado. Ela pode ser tratada com os remédios receitados pelo pneumologista, mas o tratamento fisioterapêutico e o uso de remédios naturais como os chás de efeito expectorante podem ajudar a libertar as secreções e facilitar a respiração. Há maiores chances de cura quando não há doença pulmonar obstrutiva crônica envolvida.
  • Bronquite alérgica: Esta intimamente relacionada a uma alergia respiratória e não é contagiosa. Ela nem sempre tem cura, mas o uso de vacinas pode ser útil para controlar a reação alérgica, o que pode representar a cura da doença, para alguns pacientes.

Sintomas de Bronquite

Os sinais e sintomas de bronquite incluem:

  • Tosse;
  • Catarro branco, ou amarelado se houver infecção;
  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Ruídos ao respirar;
  • Lábios e pontas dos dedos arroxeados ou azulados;
  • Inchaço nas pernas devido à piora do trabalho cardíaco;
  • Pode haver febre;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite.

Na persistência dos sintomas, é comum que o paciente desenvolva uma pneumonia e, para diagnosticar a complicação, uma radiografia torácica se faz necessária.

Tratamento para Bronquite

tratamento da bronquite pode ser feito com o uso de remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios, corticoides, expectorantes ou mucolíticos, receitados pelo médico pneumologista após o correto diagnóstico da doença. 

Algumas dicas que podem ser úteis para o tratamento da bronquite são:

  • Repousar e beber bastante líquidos, como água ou chás, para fluidificar as secreções, facilitando sua retirada;
  • Fazer exercícios físicos, como a natação, para ajudar a mobilizar e retirar as secreções, facilitando a respiração. Mas deve se ter o cuidado de  estar numa piscina com pouca quantidade de cloro;
  • Realizar sessões de fisioterapia para aumentar a capacidade respiratória do indivíduo e eliminar as secreções, por meio de técnicas manuais, uso de aparelhos respiratórios e exercícios respiratórios.

Na maior parte das vezes, a bronquite tem cura. Apenas em idosos, fumantes e indivíduos com doenças cardíacas ou pulmonares crônicas, como a asma, é que a bronquite pode tornar-se crônica e não ter cura. No entanto, o tratamento adequado pode diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Causas da Bronquite

As causas da bronquite podem estar relacionadas a outras doenças, como sinusite crônica, alergia, amigdalite; inalação de substâncias tóxicas, cigarro ou poluentes, ou contaminação com determinados fungos, vírus ou bactérias.

O diagnóstico da bronquite pode ser feito após a observação dos sintomas que o indivíduo apresenta e da auscultação pulmonar. Exames que podem ser úteis são: raio-x, exame do escarro e a espirometria para avaliar a extensão da bronquite e, assim, indicar a melhor forma de tratamento.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 31/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.