Sintomas da infecção pulmonar

publicidade

Falta de apetite e muita tosse acompanhada de febre podem sintomas de infecção pulmonar. Mas, para identificar a infecção pulmonar é necessário uma ausculta pulmonar, onde o médico ouve a respiração do paciente com um aparelho específico chamado de estetoscópio e, para confirmar o diagnóstico, deve-se realizar um exame de sangue e a radiografia de tórax.

Os sintomas da infecção pulmonar em geral são:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor torácica
  • Dificuldade para respirar, respiração rápida e superficial
  • Coriza
  • Tosse seca ou com catarro
  • Falta de apetite

Estes sinais podem estar presentes numa gripe, otite ou resfriado comum, mas, quando a febre persiste por mais de 15 dias e só cede com o uso de medicamentos para baixar a febre, pode ser um sinal de que o micro-organismo que gerou a doença inicial pode ter chegado aos pulmões.

Uma vez diagnosticada a infecção pulmonar é importante identificar qual é o agente causador, através da análise do escarro. Pois nem todos os micro-organismos respondem bem ao tratamento com qualquer antibiótico. Por vezes, pode ser necessário usar um medicamento específico.

O tempo de tratamento varia entre 7, 10 ou 14 dias, dependendo do medicamento utilizado. Repouso, hidratação e medicamentos para diminuir a dor e a febre também podem ser utilizados.

A fisioterapia respiratória é especialmente indicada para idosos que tendem a ficar mais acamados e para indivíduos internados no hospital, com o objetivo de ajudar a eliminar as secreções.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 15/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.