Sintomas de HPV

publicidade

Os sintomas do HPV incluem a presença de várias pequenas verrugas, que aparecem na região genital masculina ou feminina ou na boca, mas em muitos casos, apesar do indivíduo estar infectado com o vírus do HPV, a doença pode não apresentar sintomas.

Acredita-se que quando não há sintomas a doença não seja transmissível, mas em todo caso é recomendado usar camisinha em todas as relações sexuais como forma de prevenção, porque nem sempre as verrugas são visíveis a olho nu, sendo somente identificadas num exame microscópico.

Sintomas do HPV no homem

Os sintomas do HPV no homem são:

  • Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis, no pênis, escroto, ou no ânus, que podem estar tão juntas que formam placas.

Contudo, o homem, apesar de estar contaminado com o vírus do HPV, pode não apresentar sintomas, embora possa transmitir a doença a outros através do contato íntimo sem preservativo.

Sintomas do HPV na mulher

Os sintomas do HPV na mulher podem ser:

  • Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis na vulva, grandes ou pequenos lábios, parede vaginal, colo do útero ou ânus, que podem estar tão juntas que formam placas.

Sintomas do HPV na boca

São sintomas do HPV na boca:

  • Várias pequenas verrugas de tamanhos variáveis que podem estar nos lábios, bochechas, língua ou garganta. Elas também podem estar tão juntas que formam placas.

Fotos do HPV

Diagnóstico do HPV

O diagnóstico do HPV pode ser feito através do exame clínico-visual. Na mulher, as lesões do colo do útero relacionadas com o HPV podem ser detectadas pelo teste de Papanicolau (preventivo) ou colposcopia com biópsia.

Assim que a doença for diagnosticada, deve-se iniciar o tratamento.

Tratamento para HPV

O tratamento para o HPV consiste em utilizar pomadas específicas diariamente durante, aproximadamente, 2 anos. Algumas lesões do HPV podem ainda ser tratadas com a utilização da cauterizaçao e do laser. Cabe ao médico e a paciente a decisão de qual tratamento será mais indicado, avaliando a questão custo/benefício.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 30/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.