Como identificar o HPV no homem

PUBLICIDADE

Para saber se um homem tem HPV deve-se observar toda a região genital, observando atentamente se existem pequenas verrugas no pênis ou escroto, por exemplo. No entanto a ausência destes sintomas não é suficiente para dizer que o homem não está com HPV porque, por vezes, a doença não apresenta sintomas que possam ser vistos à olho nu.

Mesmo que o homem não apresente nenhum sintoma a olho nu, ele pode transmitir o vírus do HPV para seus parceiros através do contato íntimo e por isso é recomendado usar preservativo durante o sexo vaginal, anal ou oral.

Assim como ocorre na mulher, o HPV no homem não tem uma cura definitiva porque nem sempre o vírus é eliminado do corpo. No entanto é possível controlar os sintomas da infecção através de tratamentos indicados por um clínico geral ou urologista. Saiba mais: HPV tem cura?

Sintomas de HPV no homem

Como identificar o HPV no homem
Como identificar o HPV no homem

Imagens de CDC - Centers of Disease Control and Prevention.

O principal sintoma de HPV no homem é o surgimento de verrugas no pênis, escroto, ânus, boca ou garganta, no entanto, os sintomas são raros e, por isso muitos homens não sabem que se encontram infectados com o vírus. Assim, a melhor forma de diagnóstico do HPV no homem é através de exames como a colposcopia, realizados pelo urologista, num consultório médico.

Tratamento para HPV no homem

Quando existem sintomas é importante tratar o HPV porque este vírus pode favorecer o desenvolvimento do câncer de pênis, ânus e garganta. O tratamento do HPV pode ser feito com soluções indicadas pelo médico, durante aproximadamente 2 anos e geralmente inclui a aplicação de pomadas para HPV, como a Podofilina, receitadas pelo urologista. Mais detalhes em: Tratamento do HPV.

No entanto, quando o homem descobre que possui o vírus HPV num exame de rotina o médico pode optar por não iniciar o tratamento porque algumas vezes o HPV cura-se sozinho, não necessitando de nenhum tratamento clínico, mas isso não acontece em todas as pessoas. Saiba mais em: Quando ocorre a remissão espontânea do HPV.

Vacina contra HPV no homem

A vacina contra HPV no homem, vendida comercialmente como Gardasil, protege contra o surgimento de verrugas genitais e câncer anal, devendo ser tomada por indivíduos que não estão infectados com o vírus HPV, com menos de 26 anos. A vacinação é especialmente indicada para homens que mantém relações sexuais com outros homens e em pacientes com HIV positivo.

Como o homem pega HPV

O homem pode pegar HPV através do contato pele a pele com uma pessoa infectada. Dessa forma é possível que a transmissão do HPV ocorra através das relações sexuais sem preservativo ou quando o preservativo não cobre a área que contém as verrugas. Por isso quando não é possível proteger a região afetada, o risco de transmissão é muito grande, devendo ser recomendada a abstinência sexual.

Veja alguns sinais que podem confirmar a infecção com HPV em:

PUBLICIDADE