HPV: cura, transmissão, sintomas e tratamento

PUBLICIDADE

O papilomavírus humano é o causador de uma doença sexualmente transmissível chamada HPV. Ela é de difícil cura e se manifesta através de sintomas como verrugas que surgem na região íntima após o contato íntimo com um indivíduo infectado. Seu tratamento é feito com o uso de medicamentos e cirurgias de cauterização e dura em média 2 anos, embora os sintomas desapareçam um pouco antes.

O HPV é também conhecido por: condiloma acuminado, verrugas genitais, crista de galo, figueira e cavalo de crista.

Cura do HPV

Em algumas pessoas o HPV cura-se sozinho devido a uma remissão espontânea do vírus. Isso pode acontecer de 4 a 24 meses após a contaminação com vírus em pessoas que possuem um bom sistema imunitário. Estas nunca apresentam qualquer sintoma relacionado ao HPV, sendo apenas diagnosticadas com o vírus num exame de rotina.

No entanto, quando o HPV gera sintomas como verrugas na região genital ele dificilmente pode ser eliminado do organismo, sendo somente controlado com o uso de medicamentos.

Para alcançar a 'cura' do HPV, recomenda-se realizar o tratamento medicamentoso de forma correta e utilizar preservativo em todas as relações, para evitar a recontaminação com o vírus. Durante o tratamento clínico pode-se investir nos tratamentos caseiros, fortalecendo o sistema imune com o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como abacaxi, acerola e morangos.

O tratamento realizado corretamente pode eliminar as verrugas e evitar a transmissão da doença para outros, mas é possível que o vírus permaneça inativo no organismo durante anos e que volte a manifestar as verrugas num momento onde o sistema imune fica comprometido.

Transmissão do HPV

A transmissão do HPV se dá através do contato íntimo desprotegido com o indivíduo infectado com o vírus. O tempo de incubação do vírus varia de 1 mês a 2 anos e durante este período apesar de não haver sintomas, o indivíduo já pode contaminar outros porque já pode apresentar verrugas invisíveis a olho nu, mas que podem passar para o outro.

Sintomas do HPV

Os sintomas do HPV são:

  • Várias pequenas verrugas na região íntima masculina ou feminina.
  • Estas verrugas podem ainda estar presentes na região do colo do útero (não são facilmente visíveis) e não estar presente na região íntima externa feminina.

Os sintomas podem estar ausentes, apesar da presença do vírus. Isto ocorre principalmente nos homens, mas também pode acontecer nas mulheres.

O diagnóstico do HPV pode ser feito pelo exame clínico-visual e confirmado pelo exame papanicolau ou biópsia das verrugas.

Tratamento para HPV

O tratamento para HPV pode ser feito com:

  • Uso de pomadas e de soluções aplicadas pelo médico em consultório e
  • Cirurgias de cauterização, realizadas de tempos em tempos

O ácido tricloroacético (ATA) a 70 e a 90% e a Podofilina a 15%, em solução alcoólica, devem ser aplicados pelo médico 1 vez por semana e a pomada, como a Podofilotoxina a 0.15%, deve ser aplicada 2 vezes ao dia. O tratamento contra o HPV é demorado e pode ser dispendioso, mas é a única forma de vencer a doença e diminuir o risco de câncer em homens e em mulheres.

Links úteis:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE