Exames para HPV

publicidade

Os exames para HPV pode ser feito através de observação dos sintomas, papanicolau, peniscopia, captura híbrida, colposcopia ou exame de sangue e serve para diagnosticar se o indivíduo está infetado com o vírus HPV.

Para fazer os exames HPV os pacientes devem consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem..

Quando os exames para HPV apresenta resultado positivo, significa que o indivíduo está infectado com o HPV, no entanto poderá não demonstrar sintomas e não necessitar de tratamento. Já no exame para HPV negativo, quer dizer que o paciente não está infectado.

Exames para HPV no homem

Os exames para HPV no homem deve ser feito por um urologista e inclui:

  • Observação: consiste em observar o órgão genital a olho nu para identificar a presença de verrugas ou outras lesões;
  • Peniscopia: o médico utiliza um aparelho, semelhante a uma lupa, que ajuda a procurar pequenas lesões no pênis que possam indicar a presença de HPV. Em caso de suspeita, é feita uma pequena raspagem do local e o material é enviado para análise no laboratório;

Os exames para HPV no homem é importante para fazer o tratamento adequado da infecção, diminuindo o risco de transmissão da doença.

Exame de sangue para HPV

O exame de sangue para HPV é utilizado para diagnosticar a presença do vírus dentro das células do organismo, porém não é capaz de prever se o indivíduo irá apresentar sintomas.

Normalmente antes do exame de sangue para HPV o médico pode recomendar a abstinência sexual por 3 dias.

Exames para HPV na mulher

Os exames para HPV na mulher deve ser feito no ginecologista e pode incluir:

  • Exame clínico: observação da região íntima a olho nu, com auxílio de um líquido próprio e uma lupa;
  • Papanicolau ou Preventivo: raspagem do colo do útero com uma espécie de cotonete, para depois analisar a amostra em laboratório;
  • Captura híbrida: consiste em retirar pequenas amostras das paredes da vagina e do colo do útero, para analisar a presença de DNA do HPV na célula. Este teste ajuda a identificar o HPV de baixo ou alto risco, quando há alterações no papanicolau;
  • Colposcopia: consiste em realizar uma biopsia do tecido do colo uterino que tenha lesão vista pelo colposcópio. É indicada no caso de citologias alteradas.

Os exames para HPV feminino é importante para iniciar o tratamento da doença e diminuir as chances de câncer do colo do útero.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 29/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.