Como Tomar Centella asiática

PUBLICIDADE

​A Centella ou Centelha asiática pode ser tomada na forma de chá, pó, tintura ou cápsulas, e pode ser tomada 1 a 3 vezes por dia, dependendo da forma como é tomada e necessidade. Além disso, esta planta medicinal também pode ser encontrada em geis e cremes, que devem ser aplicados localmente, ajudando a combater a celulite e a gordura localizada.

A Centella asiática é uma planta medicinal, também conhecida por Centelha asiática, Centela ou Gotu kola, e é utilizada para tratar deferentes problemas como celulite, má circulação, feridas na pele ou reumatismo, por exemplo.

PUBLICIDADE

Como Tomar Centella asiática

Para que serve

A centelha asiática serve para ajudar no tratamento da celulite localizada, problemas na circulação venosa, feridas na pele, queimaduras, varizes nas pernas, reumatismo, hematomas, obesidade, problemas renais, formigamento e cãibras nas pernas, depressão, cansaço, falta de memória, ajudando também no tratamento do Mal de Alzheimer.

Propriedades

A Centella asiática apresenta ação tônica, anti-inflamatória, calmante, diurética, estimulante e vasodilatadora que dilata os vasos e melhora a circulação sanguínea.

Modo de Uso

Esta planta medicinal pode ser usada na forma chá, tintura ou cápsulas que podem ser tomadas ou na forma de pomada para aplicar localmente.

Chá de Centella asiática para a Celulite

O chá de Centella asiática ajuda a emagrecer e a combater a celulite localizada, pois possui propriedades que melhoram a circulação sanguínea.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas e flores secas de Centella asiática ;
  • Meio litro de água fervente.

Modo de preparo:

  • Em uma panela, adicionar à água fervente a Centella asiática e deixar ferver durante 2 a 5 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e tape, deixando repousar durante 10 minutos.

Como Tomar Centella asiática

Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia e para aumentar a eficácia do chá é recomendado fazer exercício físico anaeróbio, como musculação localizada.

Tintura de Centella asiática para a concentração e cansaço

Ingredientes:

  • 200 g de Centella asiática seca;
  • 1 litro de vodca com 37,5% de álcool;
  • 1 recipiente de vidro escuro.

Modo de preparo:

  • Colocar no recipiente de vidro escuro a Centella asiática e a vodka, fechar bem o recipiente e deixar em local fresco e arejado, protegido do sol, durante 2 semanas. Passado esse tempo, coar e filtrar todo o conteúdo com um filtro de papel e voltar a guardar num novo recipiente de vidro escuro ou num dosador conta-gotas. A tintura tem uma validade de 6 meses.

Como Tomar Centella asiática

É recomendado beber 50 gotas desta tintura 3 vezes por dia, para tratar problemas de cansaço, depressão e problemas de memória.

Cápsulas de Centella asiática para melhorar a circulação

As cápsulas de Centella asiática podem ser compradas em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais, drogarias ou lojas on-line e devem ser tomadas para combater a celulite e melhorar a circulação, deixando as pernas mais leves.

Geralmente, é recomendado tomar 2 cápsulas de Centella asiática, 2 a 3 vezes por dia, porém deve sempre consultar a bula do suplemento para saber quanto deve tomar.

Cremes e géis com Centella asiática para reduzir a gordura localizada

Os cremes e géis com Centella asiática podem ser usados para massagear algumas áreas do corpo com mais acumulo de gordura e celulite, pois ajudam a eliminar esta gordura, aumentam a circulação sanguínea e eliminam a celulite.
Para isso, apenas é necessário massagear as regiões mais problemáticas com movimentos circulares, 2 vezes por dia, de preferência logo pela manhã e à noite antes de ir dormir.

Além disso, estes cremes e géis também ajudam a aumentar a produção de colágeno na pele, deixando-a mais firme e aumentando a sua elasticidade.

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da Centella asiática podem incluir reações de alergia na pele como como vermelhidão, coceira e inchaço na pele e sensibilidade à luz solar.

Contraindicações

A Centella asiática está contraindicada para grávidas, mulheres amamentando e para pacientes com úlcera gástrica, gastrite ou com problemas no funcionamento do fígado ou rins.

Veja todos os benefícios da Centella asiática para a saúde.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE