Centella asiática

publicidade

​A Centella asiática é uma planta medicinal, também conhecida como Centelha asiática, Centela ou Gotu kola, muito utilizada para prevenir o envelhecimento precoce e tratar a celulite, por exemplo.

A Centella asiática pode ser comprada na forma de planta em lojas de produtos naturais ou na forma de cápsulas em farmácias convencionais e de manipulação.

Para que serve a Centella asiática

A centelha asiática serve para ajudar no tratamento de celulite localizada, insuficiência venosa, feridas na pele, queimaduras, úlceras varicosas, reumatismo, hematomas, obesidade, problemas renais, formigamento e cãibras nas pernas, depressão, cansaço, falta de memória e Mal de Alzheimer.

Propriedades da Centella asiática

As propriedades da Centella asiática incluem sua ação tônica, anti-inflamatória, calmante, diurética, estimulante e vasodilatadora.

Como tomar a Centella asiática

As partes usadas da Centella asiática são suas folhas e flores, para fazer chás, tinturas, pomadas ou pó.

  • Chá de Centella asiática: colocar ½ colher (de chá) de Centella asiática numa xícara de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber 1 xícara por dia. Este chá pode ser usado para problemas de pele, reumatismo, depressão e cansaço, por exemplo;
  • Cápsulas de Centella asiática: tomar 2 cápsulas 3 vezes por dia, após as refeições para emagrecer e eliminar celulite;
  • Tintura de Centella asiática: picar 200 g de Centella asiática e colocar dentro de recipiente de vidro escuro com 1 litro de vodca a 37,5%. Fchar o recipiente e colocar num lugar escuro e arejado, agitando de vez em quando, durante 2 semanas. Depois coar e filtrar com um filtro de papel, guardando num novo recipiente de vidro escuro. A tintura pode ser utilizada para problemas de concentração ou cansaço e tem prazo de validade de 6 meses.

Além disso, pode-se utilizar as folhas de Centella asiática para fazer enriquecer saladas.

Efeitos colaterais da Centella asiática

Os efeitos colaterais da Centella asiática incluem sensibilidade à luz e reações alérgicas, quando consumida por mais de 6 semanas seguidas.

Contraindicações da Centella asiática

A Centella asiática está contraindicada para grávidas, mulheres a amamentar e pacientes com úlcera gástrica, gastrite, insuficiência renal ou hepática.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade