Tratamento caseiro para a Tosse

publicidade

Um ótimo tratamento caseiro para acabar com a tosse com catarro é chá de canela em pau. Seu potencial curativo é potencializado quando a canela é usada em conjunto com o cravo-da-índia, limão e mel, porque ele ajuda a eliminar as secreções. 

No entanto é aconselhado beber bastante água em temperatura ambiente várias vezes ao dia para acalmar a garganta e aliviar a tosse. Evitar ficar no vento e com os pés descalços também são recomendações que devem ser seguidas durante o tratamento para tosse.

Receita do chá de canela para acalmar a tosse

Esta receita de chá de canela é simples de fazer e só deve ser tomada no mesmo dia.

Ingredientes

  • 1 pau de canela
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 rodela de limão
  • 1/2 litro de água

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um bule e deixe ferver por 5 minutos. Espere esfriar, coe, adoce com 1 colher de sopa de mel e beba 2 xícaras deste chá por dia.

A canela e o cravo-da-índia são bactericidas e ajudam a eliminar os micro-organismos causadores da tosse. Já o limão e o mel contêm propriedades expectorantes que ainda ajudam a fortalecer o sistema imune devido ao seu alto teor de vitamina C.

Este remédio caseiro só é contraindicado para bebês com menos de 1 ano de idade, pois estes ainda não podem consumir o mel. Neste caso, pode-se recorrer à mesma receita, mas sem acrescentar o mel.

Remédio caseiro para tosse infantil

Um ótimo remédio caseiro para acabar com a tosse infantil, que persiste por mais algumas semanas após um episódio de gripe, é o suco puro da cenoura.

Ingredientes

  • 1 cenoura de tamanho médio

Modo de preparo

Ralar a cenoura e colocá-la em um copo dentro da geladeira. Após alguns minutos, a cenoura irá largar um suco próprio. Coe e dê este suco à criança, misturado com a mesma quantidade de mel, várias vezes ao dia.

A cenoura contém altas doses de vitamina C e é antitússica, o que contribui para diminuir as crises de tosse na criança. Este é um excelente remédio caseiro para tosse nas crianças porque, além de ter propriedades antitússicas, é natural e tem sabor adocicado, sendo facilmente aceito pela criança.

Remédio caseiro para a tosse alérgica

A tosse alérgica é caracterizada por uma tosse seca persistente, que não está associada a gripes ou resfriados. Neste caso, um ótimo remédio caseiro para a tosse alérgica é o chá de urtiga.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas secas de urtiga
  • 200 ml de água

Modo de preparo

Coloque a água em uma panela e deixe ferver, quando entrar em ebulição, apague o fogo e acrescente a urtiga. Tape a panela e espere amornar, coe e beba a seguir, podendo adoçar com 1 colher de mel. Tome 2 xícaras ao dia.

A urtiga é uma planta medicinal que contém propriedades anti-histamínicas e, por isso, combate as diversas alergias, sendo eficaz no combate à tosse seca, podendo ser utilizada até mesmo por crianças. No entanto, deve-se conversar com o pediatra antes de iniciar este tratamento, para se certificar de que se trata de uma tosse com fundo alérgico.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade