Tomilho

publicidade

O tomilho é uma planta medicinal, também conhecida como Poejo ou Timo, frequentemente utilizada como especiaria, que pode servir para tratar problemas respiratórios.

O seu nome científico é Thymus vulgaris e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e mercados.

Para que serve o tomilho

O tomilho serve para ajudar no tratamento de asma, bronquite, catarro, gripe, resfriado, pneumonia, flatulência, sensação de enfartamento, reumatismo, inchaço, luxação, acne.

Propriedades do tomilho

As propriedades do tomilho incluem sua ação expectorante, antisséptica, antibacteriana, antiviral, tônica, estimulante e vermífuga.

Modo de uso do tomilho

As partes utilizadas do tomilho são suas sementes, flores, folhas e óleo essencial, em forma de tempero, para banhos de imersão ou em forma de chá para beber, fazer gargarejo ou inalar.

  • Infusão de tomilho: Colocar 2 colheres de folhas picadas em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, antes de coar. Beber várias vezes ao dia.

Efeitos colaterais do tomilho

Os efeitos colaterais do tomilho incluem reações alérgicas, convulsões, problemas no fígado e sangue na urina, quando consumido em excesso.

Contraindicações do tomilho

O tomilho está contraindicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 6 anos de idade e paciente com insuficiência cardíaca e enterocolite. Deve ser utilizado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade