Alcaçuz

publicidade

Alcaçuz é uma planta medicinal, também conhecida como Glicirriza, Salsa, Regaliz, Pau-doce ou Raiz-doce, muito utilizada no tratamento de problemas respiratórios.

O nome científico do alcaçuz é Glycyrrhiza glabra e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.

Para que serve o alcaçuz

O alcaçuz serve para ajudar no tratamento de abcessos, bronquite, catarro, conjuntivite, espasmos, feridas, furúnculos, gota, prisão de ventre, resfriado e úlceras gástricas.

Propriedades do alcaçuz

As propriedades do alcaçuz incluem sua ação anti-inflamatória, anti-espasmódica, expectorante, mucolítica, antitússico, antimicrobiana, antioxidante, antisséptica, diurética, emoliente, laxante e tônica.

Modo de uso do alcaçuz

A parte utilizada do alcaçuz é a sua raiz.

  • Chá de alcaçuz: colocar 10 gramas de raiz de alcaçuz em 1 litro de água e ferver durante 10 minutos. Deixar esfriar e beber 3 xícaras diariamente.

Efeitos colaterais do alcaçuz

Os efeitos colaterais do alcaçuz incluem retenção de líquidos, aumento da pressão sanguínea, diminuição da concentração de potássio no organismo, dor abdominal, dor de cabeça e dificuldade respiratória.

Contra indicações do alcaçuz

O alcaçuz está contraindicado para grávidas, mulheres em fase de lactação e pacientes com anemia, pressão alta, glaucoma, problemas cardíacos ou que usam anticoncepcionais orais e remédios para reposição hormonal.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 10/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.