Cravo-da-índia

publicidade

O cravo-da-índia é uma planta medicinal, também conhecido como cravo, girofleiro ou craveiro-da-índia, muito utilizado devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, cicatrizantes e analgésicas.

O seu nome científico é Syzygium aromaticum e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e alguns mercados.

Para que serve o cravo-da-índia

O cravo-da-índia serve para complementar o tratamento de bronquite, tosse e síndromes gripais, assim como, gases intestinais, inflamações da boca e da faringe, cáries dentárias e otites.

Propriedades do cravo da índia

As propriedades do cravo-da-índia incluem sua ação antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, antisséptica, cicatrizante, analgésica, antiviral e estimulante das secreções gástricas.

Modo de uso do cravo-da-índia

As partes utilizadas do cravo-da-índia são os botões florais e o óleo essencial.

  • Chá de cravo-da-índia: Colocar a água para ferver e, quando esta estiver a borbulhar, desligar o fogo e adicionar os cravos. Para cada xícara de água, usar 1 a 1,5 g de cravo. Consumir no máximo de 3 xícaras por dia.

Efeitos colaterais do cravo-da-índia

Não estão descritos efeitos colaterais do cravo-da-índia

Contraindicações do cravo da índia

O cravo-da-índia está contraindicado em casos de gravidez, amamentação, crianças com menos de seis anos de idade ou em doentes com problemas gastrointestinais e doenças neurológicas.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade