Equinácea

publicidade

A Equinácea é uma planta medicinal, também conhecida como Flor-de-cone, Púrpura ou Rudbéquia, muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados.

O seu nome científico é Echinacea purpurea e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e farmácias de manipulação na sua forma natural ou em alguns supermercado, sob a forma de sachês.

Para que serve a Equinácea

A Equinácea serve para ajudar no tratamento de gripes e resfriados, infecções respiratórias, infecção urinária, candidíase, dor de dente, gengiva, artrite reumatoide e doenças virais ou bacterianas, pois fortalece o sistema imunológico.

Propriedades da Equinácea

As propriedades da Equinácea incluem sua ação anti-inflamatória, antibiótica, desintoxicante, imunoestimulante e antialérgica.

Modo de uso da Equinácea

As partes usadas da Equinácea são sua raiz, folhas e flores, para o consumo em forma de suco, chá ou compressas.

  • Chá para gripe: Colocar 1 colher (de chá) da raiz ou folhas da Equinácea em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 15 minutos, coar e beber 2 vezes por dia.
  • Compressas para artrite: Amassar com um pilão as folhas juntamente com a raiz da Equinácea até formar uma pasta. Aplicar na zona afetada com o auxílio de um pano umedecido com água quente.

Efeitos colaterais da Equinácea

Não foram encontrados efeitos colaterais para o uso da Equinácea.

Contraindicações da Equinácea

A Equinácea está contraindicada no caso de alergia a plantas da família Asteraceae, assim como para pacientes com HIV, tuberculose, colagenose e esclerose múltipla.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade