Hortelã

publicidade

A Hortelã é uma planta aromática, também conhecida como Hortelã-comum, Hortelã-vulgar, muito utilizada como planta medicinal para fazer remédios para resfriados, bronquite, febre, dores de cabeça ou má digestão por exemplo.

O nome científico da Hortelã é Mentha spicata e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados e feiras livres na sua forma natural, sachês ou óleo essencial para fazer chás, tinturas ou para temperar pratos.

Para que serve a Hortelã

A Hortelã serve para ajudar no tratamento de resfriados, bronquite, febre, dores de cabeça, má digestão e vômitos.

Propriedades da Hortelã

As propriedades da Hortelã incluem sua ação antiespasmódica, diurética, anti-séptica, estimulante e antiemética.

Modo de uso da Hortelã

As partes utilizadas da Hortelã são as folhas inteiras, caule e o óleo essencial para fazer chás e tinturas, assim como para temperar saladas e alguns pratos quentes.

  • Chá para dores de cabeça: Adicionar 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de Hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.

Efeitos colaterais da Hortelã

OS efeitos colaterais da Hortelã incluem alterações no trânsito intestinal e agravamento dos sintomas de refluxo gastroesofágico ou de hérnia de hiato.

Contraindicações da Hortelã

A Hortelã está contraindicada para grávidas, mulheres a amamentar, crianças com menos de 5 anos e pacientes com refluxo ou hérnia de hiato.

Link útil:

publicidade
publicidade