Gonorreia

PUBLICIDADE

A gonorreia é uma doença sexualmente transmissível, provocada por uma bactéria, que pode afetar homens ou mulheres que têm contato íntimo sem camisinha, causando infecções frequentes no pênis, vagina ou ânus.

Geralmente, a gonorreia surge em adolescentes e jovens adultos com idade entre os 15 e os 24 anos, no entanto, pode ser evitado com o uso de camisinha durante o contato íntimo.

A gonorreia tem cura através do uso de antibióticos, porém, após o tratamento, o paciente pode voltar a ser infectado caso tenha contato íntimo desprotegido.

Sintomas de gonorreia

Os principais sintomas de gonorreia na mulher são:

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Corrimento branco-amarelado, semelhante a pus;
  • Desconforto abdominal frequente;
  • Sangramento entre o período menstrual e após o contato íntimo.

Já os sintomas mais frequentes no homem incluem:

  • Dor ou queimação ao urinar;
  • Inflamação da pele do pênis;
  • Testículos doloridos;
  • Líquido amarelo ou verde saindo do pênis.

Normalmente, estes sintomas surgem 10 dias após o contato íntimo desprotegido e é recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, para iniciar o tratamento adequado.

Como tratar a gonorreia

O tratamento para gonorreia deve ser orientado por um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem e, normalmente, é feito com o uso de Azitrocimina em comprimidos e Ceftriaxona em injeção única para eliminar a bactéria que causa a doença do organismo.

Durante o tratamento para gonorreia é importante que o indivíduo evite ter relações sexuais até estar completamente curado. Além disso, os parceiros sexuais do paciente devem também ser tratados com antibióticos, mesmo que não apresentem sintomas, devido ao risco de transmitir a gonorreia para outras pessoas ou de contaminar novamente o indivíduo.

Tratamento caseiro para gonorreia

Um bom tratamento caseiro para gonorreia é o chá com flores de romã, pois é uma planta medicinal que contém propriedades anti-sépticas e diuréticas que ajudam a eliminar a bactéria da gonorreia e a fortalecer o sistema imune. Veja outra forma caseira de tratar a gonorreia em: Remédio caseiro para gonorreia.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá das folhas de romãzeira secas;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes e deixar repousar por 15 minutos, coar e beber o chá 1 vez por dia.

Este tratamento caseiro para gonorreia serve apenas para complementar o tratamento médico, não devendo substituí-lo.

Prevenção da gonorreia

Para prevenir o surgimento da gonorreia o mais importante é manter abstinência sexual ou ter contato íntimo apenas com camisinha de látex, pois é a único forma de impedir que a bactéria passe de um parceiro para outro.

Embora a gonorreia possa passar durante qualquer tipo de contato íntimo, ela não infeta através de beijos, abraços ou partilha de talheres, por exemplo, pois a bactéria não é capaz de sobreviver fora do organismo humano.

Conheça mais sobre outras doenças sexualmente transmissíveis em:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE