Desenvolvimento do bebê - 14 semanas de gestação

publicidade

O desenvolvimento do bebê com 14 semanas de gestação marca o aparecimento da linha negra na barriga de algumas mulheres.

Desenvolvimento do feto com 14 semanas de gestação

Com 14 semanas, o feto está completamente formado, mas precisa crescer e desenvolver todos os órgãos e sistemas. Já é capaz de movimentar-se, mas a mãe ainda não vai senti-lo. O rosto está completamente formado e ele pode até franzir os lábios, virar a cabeça, fazer caretas e enrugar a testa, mas ainda sem grande controle sobre esses movimentos. 

Nesta semana o corpo cresce mais rápido que a cabeça e está coberto por uma camada de pele fina e transparente, através da qual se vêem os vasos sanguíneos e os ossos. 

 As unhas estão começando a crescer nos dedos das mãos e dos pés e já tem as impressões digitais. É capaz de já ter algum cabelo, sobrancelhas, assim como finos pelos no corpo (lanugo). Os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e os médicos podem ser capazes de dizer se é um menino ou menina através da ultrassonografia.

Quanto ao sistema de apoio para o desenvolvimento do bebê, a placenta está se desenvolvendo com rapidez, garantindo a quantidade ideal de vasos sanguíneos para fornecer todo o alimento de que o bebê precisa. O cordão umbilical já está desenvolvido e transporta alimento e sangue rico em oxigênio para o bebê, para além de levar os resíduos e o sangue pobre em oxigênio do bebê para a placenta.

 Normalmente essa é a última semana indicada para fazer a medição da translucência nucal. Através da ultrassonografia, o médico realizará um exame mais pormenorizado para detectar sinais de Síndrome de Down e outras doenças. Caso a mãe tenha mais que 35 anos ou possua histórico de doenças genéticas na família, pode ser indicada a amniocentese entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez.

Tamanho do feto com 14 semanas de gestação

O tamanho do feto com 14 semanas é de aproximadamente 5 centímetros e pesa mais ou menos 14 gramas.

Fotos do feto com 14 semanas de gestação

Alterações na mulher com 14 semanas de gravidez

As alterações físicas na mulher com 14 semanas são agora muito mais notáveis, pois passará a ter uma silhueta mais redonda e a barriga pode começar a ser notada. Provavelmente nessa fase precisará de sutiã para grávidas e de calcinhas grandes e confortáveis. É provável que comece a sentir-se mais bem disposta e menos enjoada. À medida que os hormônios vão estabilizando, a mãe poderá se sentir mais tranquila, sem tanta instabilidade emocional. É um período onde  fica mais relaxada pois o risco de aborto espontâneo é bastante reduzido.

É incentivado a prática de alguma atividade física regular para que a mãe tenha mais forças e energia para suportar o trabalho adicional que a gravidez exige. São indicados a natação, caminhadas ao ar livre, ioga, Pilates ou manter a atividade física que já praticava antes de estar grávida, mas de forma leve e moderada, sempre acompanhada por um profissional qualificado.

Links úteis:

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 27/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.