Data da concepção: como calcular o dia em que engravidei

Atualizado em fevereiro 2024

A concepção é o momento em que o espermatozoide consegue fertilizar o óvulo, dando início ao processo da gestação.

Embora seja um momento fácil de explicar, tentar descobrir em que dia aconteceu a concepção é bastante difícil, já que a mulher normalmente não sente qualquer sintoma e pode ter tido relações desprotegidas em diferentes dias próximos da concepção.

Assim, a data de concepção é calculada como um intervalo de 10 dias, que representa o período onde deverá ter acontecido a fecundação do óvulo.

Imagem ilustrativa número 1

Existem três formas principais para calcular o período da concepção:

1. Através da última menstruação

Para saber em que dias poderá ter engravidado, insira a data do primeiro dia da sua última menstruação:

Erro

É importante ter em consideração que essa calculadora é mais precisa para mulheres que possuem um ciclo regular de 28 dias. É indicado que sejam utilizados outros métodos para calcular o período da concepção se o ciclo for mais curto, maior ou irregular.

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Por exemplo, se a última menstruação apareceu no dia 5 de Março, significa que a concepção deverá ter acontecido entre os dias 16 a 26 de Março.

Marque uma consulta com o obstetra mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para entender melhor como saber a data da concepção:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Obstetras e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

2. Através da data estimada do parto

Esta técnica é semelhante à do cálculo através da data da última menstruação e é usada, especialmente, por mulheres que não lembram quando foi o primeiro dia da última menstruação. Assim, através da data estimada pelo médico para o parto é possível descobrir quando poderá ter sido o primeiro dia da última menstruação e, depois, calcular o intervalo de tempo para a concepção.

Geralmente, o médico faz uma estimativa do parto para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação e, por isso, se retirar essas 40 semanas à data provável para o parto, fica-se com a data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez. Com essa informação, é então possível calcular o período de 10 dias para a concepção, somando 11 a 21 dias a essa data.

Assim, no caso de uma mulher com data prevista de parto para o dia 10 de Novembro, por exemplo, deve-se retirar 40 semanas para descobrir o possível primeiro dia da última menstruação, que, neste caso será o dia 3 de Fevereiro. A esse dia, deve-se agora juntar os 11 e 21 dias para descobrir o intervalo de 10 dias para a concepção, que deverá ter sido então entre os dias 14 e 24 de Fevereiro

3. Através da idade gestacional

Para saber a data da concepção a partir da idade gestacional, é necessário realizar o a contagem para trás. Ou seja, o caso de estar com 20 semanas de gravidez em 15 de Novembro, por exemplo, ao subtrair 20 semanas, é possível verificar que a data da última menstruação foi em 28 de junho.