Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação

PUBLICIDADE

O desenvolvimento do bebê com 13 semanas de gestação, que são 3 meses de gravidez, é marcado pelo desenvolvimento do pescoço, que permite que o bebê mexa a cabeça com maior facilidade. A cabeça é responsável por quase metade do tamanho do bebê e os dedos polegares estão bem diferentes dos outros dedos, sendo facilmente observados num exame de ultrassom.

Às 13 semanas é comum o médico realizar um ultrassom morfológico para avaliar o desenvolvimento do bebê. Este exame permite identificar algumas doenças genéticas ou malformações. O preço do ultrassom morfológico varia entre 100 e 200 reais dependendo da região.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

calendar-icon
Esta informação é obrigatória.

Desenvolvimento do feto com 13 semanas de gestação

O desenvolvimento do feto às 13 semanas de gestação mostra que:

  • As mãos e os pés estão devidamente formados, mas ainda precisam amadurecer nas semanas seguintes. As articulações e os ossos estão ficando cada vez mais rígidos, assim como os músculos.
  • A bexiga do bebê está funcionando adequadamente, e o bebê faz xixi a cada 30 minutos, aproximadamente. Como a urina fica dentro da bolsa, a placenta é a responsável por eliminar todos os resíduos.
  • Uma pequena quantidade de glóbulos brancos são produzidos pelo bebê, mas ele ainda precisa dos glóbulos da mãe, que são passados através da amamentação, para se defender contra infecções.
  • O sistema nervoso central do bebê está completo mas ainda irá se desenvolver até cerca de 1 ano do bebê. 

O bebê está mais parecido com um bebê recém nascido e numa ecografia pode-se observar suas expressões faciais. Neste caso um ultrassom 3D é o melhor pois permite ver maiores detalhes do bebê.

Tamanho do feto com 13 semanas de gestação

O tamanho do feto com 13 semanas de gestação é de aproximadamente 5,4 cm medidos da cabeça às nádegas e o peso é de aproximadamente 14 g.

Fotos do feto com 13 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação
Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação

Alterações na mulher com 13 semanas de gravidez

Em relação as alterações na mulher com 13 semanas de gravidez pode-se observar as pequenas falhas da memória recente, e as veias tornam-se mais proeminentes, podendo ser facilmente identificadas nas mamas e na barriga.

A partir desta semana, quanto à alimentação é indicado o aumento da ingestão de cálcio, como iogurtes, queijos e o suco de couve crua, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê.

O ideal é ter engordado cerca de 2 kg, e por isso se já ultrapassou este limite, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e praticar algum tipo de exercício físico como a caminhada ou a hidroginástica.

Links úteis:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE