Desenvolvimento do bebê - 13 semanas de gestação

publicidade

O desenvolvimento do bebê com 13 semanas de gestação, que são 3 meses de gravidez, é marcado pelo desenvolvimento do pescoço, que permite que o bebê mexa a cabeça com maior facilidade. A cabeça é responsável por quase metade do tamanho do bebê e os dedos polegares estão bem diferentes dos outros dedos, sendo facilmente observados num exame de ultrassom.

Às 13 semanas é comum o médico realizar um ultrassom morfológico para avaliar o desenvolvimento do bebê. Este exame permite identificar algumas doenças genéticas ou malformações. O preço do ultrassom morfológico varia entre 100 e 200 reais dependendo da região.

Desenvolvimento do feto com 13 semanas de gestação

O desenvolvimento do feto às 13 semanas de gestação mostra que:

  • As mãos e os pés estão devidamente formados, mas ainda precisam amadurecer nas semanas seguintes. As articulações e os ossos estão ficando cada vez mais rígidos, assim como os músculos.
  • A bexiga do bebê está funcionando adequadamente, e o bebê faz xixi a cada 30 minutos, aproximadamente. Como a urina fica dentro da bolsa, a placenta é a responsável por eliminar todos os resíduos.
  • Uma pequena quantidade de glóbulos brancos são produzidos pelo bebê, mas ele ainda precisa dos glóbulos da mãe, que são passados através da amamentação, para se defender contra infecções.
  • O sistema nervoso central do bebê está completo mas ainda irá se desenvolver até cerca de 1 ano do bebê. 

O bebê está mais parecido com um bebê recém nascido e numa ecografia pode-se observar suas expressões faciais. Neste caso um ultrassom 3D é o melhor pois permite ver maiores detalhes do bebê.

Tamanho do feto com 13 semanas de gestação

O tamanho do feto com 13 semanas de gestação é de aproximadamente 5,4 cm medidos da cabeça às nádegas e o peso é de aproximadamente 14 g.

Fotos do feto com 13 semanas de gestação

Alterações na mulher com 13 semanas de gravidez

Em relação as alterações na mulher com 13 semanas de gravidez pode-se observar as pequenas falhas da memória recente, e as veias tornam-se mais proeminentes, podendo ser facilmente identificadas nas mamas e na barriga.

A partir desta semana, quanto à alimentação é indicado o aumento da ingestão de cálcio, como iogurtes, queijos e o suco de couve crua, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos do bebê.

O ideal é ter engordado cerca de 2 kg, e por isso se já ultrapassou este limite, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, e praticar algum tipo de exercício físico como a caminhada ou a hidroginástica.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 03/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.