Cãibra nas pernas: O que são e porque acontecem

As cãibras ou câimbras nas pernas acontecem devido a uma contração rápida e dolorosa de um músculo na perna, sendo mais comuns na panturrilha ou barriga da perna.

Na maior parte dos casos, as cãibras não são graves, sendo causadas devido à falta de água no músculo ou devido à prática de exercício físico intenso, não necessitando de tratamento médico e podendo ser evitadas com alguns cuidados caseiros.

Principais Causas das cãibras nas pernas

As principais causas das cãibras nas pernas incluem:

  • Falta de oxigênio no músculo ou de excesso de ácido lático, o que é comum durante a atividade física;
  • Falta de minerais no organismo como magnésio, cálcio ou sódio, especialmente quando esta falta ocorre à noite durante o sono
  • Uso prolongado de remédios diuréticos que promovem a eliminação de minerais do corpo;
  • Algumas doenças como diabetes ou doenças no fígado.

Cãibra nas pernas: O que são e porque acontecem

Além disso, o surgimento de cãibras também é comum durante a gravidez, devido ao aumento de tamanho e peso do útero que ocorre, o que provoca um repuxamento nos músculos do abdômen da grávida.

Como prevenir as cãibras

Um bom remédio natural para prevenir as cãibras passa por investir na alimentação, sendo recomendado investir no consumo de alimentos ricos em sais minerais como água de côco, cereais e banana diariamente. Veja em que alimentos deve apostar para prevenir eficazmente a cãibra, vendo o vídeo da nossa nutricionista:

Além disso, deve também investir em alimentos ricos em Tiamina como arroz integral, castanha do pará, levedo de cerveja, amendoim e aveia, pois curam as cãibras e previnem também o surgimento de dores musculares. Veja outras opções em Cãibra: alimentos que curam.

Se as cãibras estiverem a ser provocadas pela atividade física, é recomendado que diminua o ritmo dos exercícios físicos, e que aposte nos alongamentos, sendo recomendado que alongue antes e depois de praticar atividade física. Além disso, quando tem uma cãibras deve sempre tentar esticar a perna, massageando a região afetada, e se a dor for muito intensa pode colocar uma botija de água quente para ajudar a relaxar e aliviar a dor no músculo.

Tratamento caseiro

Os tratamentos caseiros para prevenir as cãibras são feitos à base de sucos, que reúnem os minerais necessários para prevenção da cãibra. Assim, alguns sucos recomendados incluem:

1. Suco de maçã com gengibre

O suco de maçã com gengibre e kiwi evita as cãibras quando tomado diariamente, e para o preparar é necessário:

Ingredientes:

  • 1 maçã;
  • 1 kiwi;
  • Aproximadamente 1 cm de gengibre.

Modo de preparo:

  • Para preparar o suco deve bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionando um pouco de água se achar necessário.

Este suco deve ser tomado logo em seguida, de preferência de logo pela manhã.

2. Suco de Banana com aveia e castanha do pará

O suco de banana com aveia e castanha do pará é rico em magnésio, cálcio e potássio, o que faz com que seja ótimo para prevenir as cãibras. Para o preparar precisa de:

Ingredientes:

  • 1 Banana;
  • 1 Castanha do pará;
  • 3 colheres de sopa de aveia.

Modo de Preparo:

  • Para preparar o suco deve bater todos os ingredientes no liquidificador, adicionando um pouco de água se achar necessário.

Este suco deve ser tomado logo a seguir à sua preparação, de preferência logo pela manhã.

Mais sobre este assunto: