Câimbra

publicidade

A câimbra, ou cãibra, é a contração rápida e dolorosa de um músculo que pode afetar qualquer parte do corpo, mas que, normalmente afeta os pés, mãos ou pernas, especialmente a panturrilha e a parte de trás da coxa.

Geralmente, as câimbra não são graves e surgem após fazer exercício físico intenso, devido à desidratação do músculo. No entanto, também podem acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais, diabetes, doenças no fígado ou miopatia, por exemplo.

Assim, quando a câimbra surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clinico geral para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento adequado.

Câimbra na gravidez

A câimbra na gravidez é normal e muito frequente, especialmente durante o 1º semestre de gestação, devido ao aumento do tamanho e peso do útero que provocam repuxamento sobre os músculos do abdômen da grávida, causando câimbras na barriga.

Porém, quando a câimbra na gravidez surge acompanhada de sangramento vaginal pode ser sinal de gravidez ectópica ou aborto, sendo recomendado que a grávida vá ao pronto-socorro ou consulte obstetra o mais rapidamente possível.

Para aliviar a câimbra durante a gravidez deve-se mudar de posição e colocar uma bolsa de água quente sobre a barriga, de forma a relaxar os músculos e aliviar o desconforto. Veja outras formas de tratar em: Câimbras na gravidez.

Tratamento para câimbra

Normalmente não é necessário fazer um tratamento específico para câimbra, sendo que o aconselhado consiste apenas em reduzir a dor através do alongamento do músculo e massagem no local. Saiba mais em: Câimbra, o que fazer?

Além disso, para prevenir que a câimbra surja novamente é importante:

  • Comer alimentos ricos em minerais potássio, magnésio e cálcio, como banana ou água de coco;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas.
  • Evitar a prática de exercícios físicos após as refeições;
  • Fazer alongamentos antes e depois do exercício físico;
  • Fazer alongamentos antes de dormir, em caso de câimbra noturna.

Porém, caso a câimbra seja causada por problemas de saúde, como diabetes, doenças no fígado ou falta de minerais, o médico pode recomendar o tratamento com suplementos nutricionais, especialmente sódio e potássio, ou remédios específicos para cada problema.

Veja outros alimentos recomendados para câimbras em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 21/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.