Dor nas pernas

publicidade

A dor nas pernas pode estar relacionada com diversas doenças ou apenas indicar o excesso de trabalho físico, podendo ser aliviada com repouso e outras formas simples.

Normalmente a dor nas pernas em repouso indica problemas de circulação, como doença vascular periférica, enquanto dor nas pernas ao acordar pode ser sinal de câimbra noturna ou falta de circulação. A dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão dos nervos, já a dor nas pernas e cansaço pode estar relacionada com excesso de atividade física.

Porém, o indivíduo que sente dor nas pernas à noite pode pode sofrer de varizes ou uso de sapatos inadequados, enquanto dor nas pernas ao caminhar pode ser sintoma de inflamação do nervo ciático ou hérnia de disco.

Dor nas pernas, o que pode ser?

A dor nas pernas pode ser devido a problemas vasculares, ortopédicos ou neurológicos, que incluem:

  • Má circulação; Varizes; Trombose venosa; Doença vascular periférica;
  • Inflamação do nervo ciático; Hérnia de disco;
  • Artrite; Artrose; Fibromialgia; Excesso de exercício físico;
  • Diabetes; Neuropatia periférica; Celulite;
  • Pancada; Excesso de peso; Cãibra; Uso de salto alto.

Caso a dor nas pernas se mantenha ou seja muito forte, é aconselhado marcar uma consulta com um médico clínico geral ou ortopedista para diagnosticar a causa da dor e tratar o problema.

Dor nas pernas na gravidez

A dor nas pernas na gravidez é um sintoma normal, principalmente no início da gravidez, pois há um grande aumento de produção de estrogênio e a progesterona, que provocam dilatação das veias das pernas, aumentando o volume de sangue nas pernas da mulher.

O crescimento do bebê no útero, assim como o aumento de peso da grávida, levam a compressão do nervo ciático e da veia cava inferior levando ao inchaço e dor nas pernas. Assim, uma boa forma de aliviar a dor nas pernas na gravidez é colocar uma almofada debaixo do lado esquerdo do bumbum e descansar sempre que possível.

A dor nas pernas pode ser gravidez, pois é no início da gestação que há maior diferença na produção de hormônios, porém a mulher deve fazer um teste de gravidez ou exame de sangue para confirmar as suspeitas.

Dor nas pernas, o que fazer?

Em caso de dores nas pernas, o que se deve fazer é observar se além deste há outros sintomas e informar o médico para que o tratamento seja indicado.

Algumas dicas para tratamento da dor nas pernas são:

  • Fazer fisioterapia, sob orientação;
  • Uso de meia compressivas;
  • Alongamentos das pernas;
  • Cirurgia para colocação de prótese ou tratamento das artérias.

Se a dor nas pernas for de origem ortopédica deve procurar consultar um médico ortopedista para que ele faça a escolha mais correta de tratamento.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 21/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.