Cãimbra, o que fazer?

publicidade

Confira o que fazer quando uma cãimbra surgir e saiba como evitá-la.

O que fazer em caso de cãimbra

Quando a cãimbra surgir, o que se deve fazer é continuar a contração muscular que ela provoca por mais alguns segundos, massagear o local dolorido e só depois iniciar um alongamento bem suave para não lesionar ainda mais o músculo.

Por exemplo: Cãimbra no dedo do pé.

Neste caso, o que se deve fazer é dobrar o dedo afetado para baixo, como se o estivesse enrolando e manter esta posição por alguns segundos, até a dor passar. Quando o músculo soltar-se espontaneamente, deve-se realizar uma pequena massagem no local dolorido e então realizar um alongamento suave. Para o alongamento para puxar o dedo da direção contrária à cãimbra.

É importante só realizar o alongamento depois que a cãimbra já tiver passado para evitar maiores danos musculares.

Como evitar a cãimbra

Para evitar a cãimbra recomenda-se investir no consumo de alimentos como castanha do pará, amendoim, aveia e banana pois estes alimentos são ricos em tiamina, uma vitamina importante para a preservação muscular. Além disso recomenda-se alongar os músculos envolvidos na atividade física antes e depois dos exercícios e ingerir líquidos durante o exercício.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 22/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.