Como aliviar câimbras (na perna, barriga ou panturrilha)

Atualizado em novembro 2022

Para aliviar qualquer tipo de câimbra é muito importante alongar o músculo afetado e, após isso, é aconselhado fazer uma boa massagem no músculo para reduzir a inflamação e a trazer alívio do desconforto.

A câimbra é um espasmo muscular, ou seja, uma contração involuntária de um ou mais músculos, que pode acontecer após os exercícios intensos, durante a noite ou a qualquer momento, em caso de desidratação ou falta de magnésio, por exemplo. Veja as principais causas para o aparecimento de câimbras.

Algumas estratégias para eliminar a câimbra são:

1. Câimbra na perna

Imagem ilustrativa número 1
Para câimbra na frente da coxa

No caso de câimbra na perna, o que se deve fazer para aliviar a dor é:

  • Câimbra na frente da coxa: ficar de pé e dobrar a perna afetada para trás, como mostra a imagem, segurando no pé e mantendo essa posição por 1 minuto.
  • Câimbra atrás da coxa: sentar no chão com as pernas esticadas e dobrar o corpo para a frente, tentando tocar com os dedos das mãos nas pontas dos pés e ficar nessa posição por 1 minuto.

2. Câimbra no pé

Imagem ilustrativa número 3
Para câimbra no pé

Quando os dedos ficam virados para baixo, pode-se colocar um pano no chão e colocar os pés em cima do pano e depois puxar o topo do pano para cima e manter essa posição por 1 minuto. Outra opção é sentar com a perna esticada e segurar a ponta dos pés com as mãos, puxando os dedos na direção contrária à câimbra, como mostra a imagem.

3. Câimbra na panturrilha

Imagem ilustrativa número 4
Para câimbra na panturrilha

A câimbra na 'batata da perna' pode não afetar os músculos dos pés, e nesse caso, o que se pode fazer é ficar de pé a cerca de 1 metro de uma parede e manter os pés apoiados no chão, e inclinar o corpo para frente, o que provoca um alongamento da panturrilha.

Sentar no chão com a perna esticada e pedir a outra pessoa para empurrar a ponta do pé em direção ao corpo é outra opção. Deve-se permanecer em qualquer uma destas posições por cerca de 1 minuto.

4. Câimbra na barriga

Imagem ilustrativa número 5
Para câimbra no abdômen

Uma boa forma para aliviar a câimbra na barriga é:

  • Câimbra nos abdominais: deitar de barriga para baixo, colocar aos mãos ao lado do corpo e depois esticar os braços, levantando o tronco, como mostra a imagem. Permanecer nessa posição durante 1 minuto.
  • Câimbra no lado da barriga: ficar de pé, esticar os braços por cima da cabeça, entrelaçando as mãos, e depois dobrar o tronco para o lado contrário da câimbra, mantendo esta posição por cerca de 1 minuto.

5. Câimbra na mão ou dedos

Imagem ilustrativa número 7
Para câimbra nos dedos da mão

A câimbra nos dedos acontece quando os dedos se contraem involuntariamente em direção à palma da mão. Nesse caso o que se aconselha fazer é colocar a mão aberta sobre uma mesa, e segurar o dedo com câimbra e levantá-lo da mesa.

Outra opção é segurar com a mão oposta à câimbra, todos os dedos, como mostra a imagem. Permanecer nessa posição durante 1 minuto.

Alimentos para combater as câimbras

A alimentação também ajuda a tratar e a evitar as câimbras e por isso deve-se investir nos alimentos ricos em magnésio e vitamina B, como a castanha do pará. Além disso, também é preciso beber mais água porque a desidratação também é um dos causadores das câimbras. Saiba mais detalhes nesse vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin:

Quando as câimbras surgem mais de 1 vez por dia ou demoram mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clínico geral para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir suplementos de potássio ou magnésio, por exemplo. As câimbras são mais comuns na gravidez, mas deve-se informar o obstetra sobre esse fato, porque pode ser preciso tomar um suplemento alimentar de magnésio, durante alguns dias, por exemplo.

Vídeos relacionados