Principais Tipos e Tratamentos para Verrugas

As verrugas são pequenos tumores da pele, geralmente inofensivos, causadas pelo vírus HPV, que podem surgir em pessoas de qualquer idade e em qualquer parte do corpo, como no rosto, no pé, na virilha ou nas mãos.

As verrugas podem surgir em grupo ou isoladamente, podendo espalhar-se facilmente de uma área do corpo para outra. Normalmente, as verrugas desaparecem sem tratamento específico, mas o uso de remédios para verrugas pode ser útil para acelerar este processo.

Tipos de verrugas

Os 5 tipos de verrugas existentes são:

1. Verruga plantar: São verrugas que afetam os pés e são conhecidas popularmente como "olho de peixe". Elas são semelhantes a um calo, pois costumam ser amareladas e possuem pontinhos pretos em seu interior. 

2. Verruga filiforme: São as verrugas finas e alongadas que surgem principalmente na face ou pescoço de indivíduos na terceira idade.

3. Verruga comum: Em geral, possui menos de 1 cm de diâmetro, são firmes e geralmente apresentam uma superfície rugosa podendo ser arredondada ou irregular. Sua coloração pode ser da cor da pele, cinza, amarelada, marrom ou preta. 

4. Verruga plana: São pequenas verrugas de aparência plana que surgem em grupos. São macias e mais frequentes no rosto.

5. Verruga genital: São verrugas que surgem na região íntima feminina ou masculina e que podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer. Geralmente, são macias e de cor rosada.

Principais Tipos e Tratamentos para Verrugas

Tratamento para verrugas

Existem diferentes tipos de tratamento disponíveis para a remoção de verrugas, que incluem a Crioterapia, a remoção da verruga cortando ou queimando, o uso de cirurgia laser ou o uso de produtos químicos como o Ácido salicílico. Outra boa opção de tratamento para acabar com as verrugas é aplicar um creme com efeito esfoliante diretamente na região a tratar, que irá ajudar a remover a verruga por completo. 

A Crioterapia é o método mais eficaz para remoção de verrugas, pois é um método que permite o congelamento da verruga e do vírus usando nitrogênio líquido, o que faz com que esta acaber por cair num espaço de 1 semana. Saiba tudo sobre esta técnica em Crioterapia - Tratamento para Congelar Verrugas

Estes tratamentos devem ser realizados em consultório por um dermatologista, pois a remoção de verrugas sem sem orientação médica não é recomendada, uma vez que pode não se tratar de uma verruga mas sim de outro problema de pele mais grave, acabando o tratamento por agravar a situação.

Transmissão das verrugas

A transmissão das verrugas dá-se pelo contato direto com a mesma. Geralmente, as crianças são as mais afetadas, pois tendem a ficar mexendo nas verrugas.

No entanto, é importante esclarecer que os vírus presente nas verrugas só passam para outros indivíduos se eles encontrarem um local na pele para penetrar, como um arranhão unha encravada, por exemplo.

Veja também:

Mais sobre este assunto: