Vacina para HPV

publicidade

Existem 2 vacinas diferentes contra o HPV, a vacina tetravalente e a vacina bivalente.

A vacina tetravalente protege contra os vírus 6, 11, 16 e 18 e deixa a mulher protegida contra as verrugas genitais e o câncer do colo do útero. Ela é fabricada pelo laboratório Merck Sharp & Dhome e é chamada comercialmente de Gardasil.

Já a vacina bivalente contra o HPV protege apenas contra os vírus 16 e 18, que são os maiores causadores do câncer do colo do útero, não protegendo contra as verrugas genitais. Esta é fabricada pelo laboratório GSK e é comercialmente vendida como Cervarix.

Idade para tomar a vacina do HPV

Todas as mulheres, a partir dos 9 anos de idade, podem tomar a vacina do HPV, desde que ainda não tenham sido contaminadas com o vírus. Contudo, o Ministério da Saúde recomenda que o uso da vacina ocorra até os 26 anos, pois nesta fase o organismo produz uma maior quantidade de anticorpos anti-HPV.

Preço da vacina do HPV

O preço da vacina bivalente contra o HPV é de, aproximadamente, R$ 200 por dose e o preço da vacina tetravalente contra o HPV é de, aproximadamente, R$ 350 por dose. São recomendadas 3 doses da vacina eleita. 

A partir de 10 de março de 2014 as meninas de 9 a 13 anos podem ser vacinadas gratuitamente pelo SUS. 

Vacina do HPV para homem

A vacina do HPV ainda não possui indicação para homens, pois são necessários mais pesquisas científicas sobre esta questão. Contudo, nos Estados Unidos os homens já estão sendo vacinados de forma experimental.

Como funciona a vacina do HPV

A vacina do HPV é feita com a introdução de uma partícula semelhante ao vírus do HPV no organismo, que não é o suficiente para causar a doença, mas leva o organismo a produzir anticorpos contra o HPV. Assim, se o indivíduo for exposto ao vírus, seu organismo será capaz de reagir rapidamente, eliminando-o. A vacina protege do HPV por, aproximadamente, 10 anos.

A vacinação pode ajudar a prevenir o câncer de colo do útero, mas não o trata. Por isso, visita de rotina ao ginecologista e exames ginecológicos habituais continuam sendo importantes para a saúde da mulher.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 11/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.