Tratamento para oxiúrus

publicidade

O tratamento para oxiúrus é simples. Basta apenas uma dose única de Pamoato de Pirantel ou Mebendazol, com dose única e repetição em 2 semanas, além de usar uma pomada anti-helmíntica, como a Tiabendazol, por 5 dias. O uso da pomada é importante para eliminar os parasitas externos e diminuir a coceira.

As roupas de cama e os brinquedos devem ser lavados frequentemente, a fim de eliminar qualquer ovo presente.

A infestação por oxiúrus é comum entre crianças que frequentam a mesma creche, ou mesmo entre irmãos, já que é uma infecção de fácil contágio. Por isso, todos os membros da família devem tomar o remédio ao mesmo tempo, mesmo que não apresente sintomas.

É comum a reinfestação após o tratamento, pois continua a ocorrer a eliminação de ovos nas fezes até uma semana depois de tomar o medicamento. Para evitar isto, deve-se lavar muito bem as mãos logo após defecar, jogar o papel higiênico sujo no vaso sanitário e dar descarga logo a seguir.

Tratamento natural para oxiúrus

Um ótimo tratamento natural para complementar o tratamento medicamentoso na eliminação do oxiúrus é o chá de alho. Basta ferver por 10 minutos 3 dentes de alho grandes com 1 xícara de água, coar e beber morno. Prepare este chá 3 vezes ao dia e tome por 3 semanas.

Sintomas de oxiurus

Os sintomas de oxiúrus são:

  • Presença de pequenos vermes de cor branca de até 2 cm na região anal externa, especialmente à noite
  • Intensa coceira anal
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dores abdominais
  • Evacuações sanguinolentas

Como se pega o oxiúrus

A principal forma de contaminação pelo oxiúrus é a fecal-oral, ou seja, os ovos que se encontram na região anal e perianal podem ser transmitidos por contato de uma pessoa a outra, ou pode ocorrer como reinfestação em uma mesma pessoa. Esses ovos sofrem ação do suco gástrico, quando eclodem as larvas do verme.

Diagnóstico do oxiúrus

O diagnóstico do oxiúrus pode ser feito através da observação da região anal do indivíduo afetado. O médico poderá solicitar um exame de fezes para comprovar a presença o oxiúrus, mas este também pode ser identificado a olho nu ou em um microscópio.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/07/2014 Última atualização da página: 23/09/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.