Tratamento para oxiúrus

PUBLICIDADE

O tratamento para oxiúrus deve ser orientado por um clínico, no caso do adulto, ou por um pediatra, no caso da criança, mas, normalmente, é feito com a ingestão de remédios antiparasitários, como Albendazol ou Mebendazol, por exemplo.

No entanto, estes medicamentos não devem ser comprados sem indicação do médico pois os sintomas podem ser causados por outros tipos de vermes que devem ser tratados com outros tipos de remédios. Veja quais os sintomas de oxiúrus em: Oxiúrus: infecção comum na infância.

A infestação por oxiúrus é comum entre crianças que frequentam a mesma creche, ou mesmo entre irmãos, já que é uma infecção de fácil contágio. Por isso, todos os membros da família devem tomar o remédio, mesmo que não apresentem sintomas.

Como acelerar o tratamento para oxiúrus

Para acelerar o tratamento e garantir a cura do oxiúrus é recomendado:

  • Utilizar a pomada para oxiúros, como Tiabendazol, durante 5 dias para eliminar os vermes externos e aliviar a coceira;
  • Lavar os lençóis, roupa íntima e o pijama frequentemente em água com temperatura superior a 60ºC;
  • Trocar diariamente a roupa interior;
  • Limpar diariamente o vaso sanitário, especialmente após ter sido utilizado por quem se encontra infecado

Além disso, deve-se jogar o papel higiênico sujo no vaso sanitário, dar descarga logo a seguir e lavar muito bem as mãos, pois a eliminação de ovos nas fezes continua a acontecer até uma semana depois de tomar o medicamento.

Tratamento natural para oxiúrus

Um ótimo tratamento natural para complementar o tratamento medicamentoso na eliminação do oxiúrus é o chá de alho. Para isso, é necessário ferver 3 dentes de alho grandes com 1 xícara de água, durante 10 minutos. Depois deve-se coar e beber morno 3 vezes por dia, durante 3 semanas.

Veja outra opção natural em: Remédio caseiro para oxiúrus.

Sinais de melhora do oxiúrus

Os sinais de melhora da infecção por oxiúrus surgem cerca de 2 dias após o início do tratamento e incluem a eliminação dos vermes nas fezes, redução da coceira, alivio de gases intestinais e aumento do apetite.

​Sinais de piora do oxiúrus

​Os sinais de piora do oxiúrus incluem perda de apetite, dor na barriga, inchaço abdominal, aumento dos gases intestinais e perda de peso.

Complicações do oxiúrus

As complicações da infecção por oxiúros surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada e podem incluir perda de peso, devido à má absorção de nutrientes, e infecção da região genital, especialmente nas mulheres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE