Sinusite

publicidade

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto.

Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus da gripe, mas também pode surgir sinusite bacteriana, devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções que ficam presas no interior dos seios nasais, após alergias, por exemplo.

A sinusite tem cura e o seu tratamento deve ser feito por um clínico geral ou otorrinolaringologista com o uso de remédios para sinusite, sprays nasais, analgésicos, inalação de vapores, corticoides orais ou antibióticos.

Sintomas de sinusite

Os sintomas de sinusite acontecem devido à presença de secreções dentro dos seios nasais, e incluem:

  • Dor de cabeça, que afeta os olhos e o nariz;
  • Sensação de peso ou pressão no rosto;
  • Secreção nasal de cor amarelada e espessa;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Perda do olfato e gosto;
  • Mau hálito;
  • Tosse que piora à noite.

A sinusite dá tontura e febre, especialmente quando é provocada por bactérias, podendo ainda surgir secreção nasal de cor esverdeada.

Os sintomas de sinusite podem ser difíceis de distinguir dos sintomas de alergia e, por isso, quando a alergia dura mais de 7 dias deve ser avaliada por um clínico geral ou otorrinolaringologista, para iniciar o tratamento adequado.

Sinusite na gravidez

A sinusite na gravidez é uma infecção comum, uma vez que o sistema imune da gestante se encontra mais enfraquecido, facilitando o desenvolvimento de vírus e bactérias nos seios nasais. Leia mais em: Sinusite na gravidez.

Geralmente, a sinusite na gravidez desaparece após cerca de 7 dias, mas quando demora para passar a grávida deve consultar o obstetra para iniciar o uso de antibióticos orais, como a Amoxicilina. Saiba como tratar em: 4 dicas para tratar a sinusite na gravidez

Sinusite infantil

A sinusite infantil ou a sinusite em bebê é muito comum após um resfriado ou gripe na criança e geralmente os sintomas são semelhantes aos do adulto.

No tratamento da sinusite infantil, além dos remédios prescritos pelo pediatra como antibióticos, analgésicos, anti-alérgicos e descongestionantes nasais, é muito importante fazer lavagens nasais frequentes com soro fisiológico e nebulizações para aliviar o congestionamento nasal e a inflamação. Veja como fazer uma nebulização em: Nebulização para sinusite.

Remédio para sinusite

O tratamento para sinusite geralmente é feito com o uso de remédios para sinusite como o Sinutab, sprays nasais como o Nasonex, remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol, para reduzir o desconforto e a dor e, no caso de sinusite bacteriana, com antibióticos orais, como a Amoxicilina ou a Azitromicina, por exemplo.

Para complementar o tratamento, existem alguns remédios caseiros para sinusite como a lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico, ou inalações a vapor para ajudar a reduzir os sintomas. Saiba como fazer uma lavagem nasal para sinusite em: Solução salina para sinusite.

Nos casos mais graves, ou na sinusite crônica, o médico pode recomendar o uso de cirurgia para abrir os canais dos seios nasais e facilitar a drenagem das secreções.

Como tratar a sinusite

Além dos remédios, para tratar a sinusite também se deve:

  • Manter o nariz limpo, lavando com soro fisiológico;
  • Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia;
  • Evitar locais fechados;
  • Ficar longe da fumaça do cigarro, poeira e poluição.

Estes cuidados ajudam a aliviar a inflamação dos seios nasais e a acelerar a recuperação.

Para saber mais sobre o tratamento da sinusite consulte:

publicidade