Sinusite crônica

publicidade

A sinusite crônica é caracterizada pela permanência dos sintomas da sinusite por pelo menos 12 semanas consecutivas. Seu tratamento inclui tomar antibióticos e esteroides, além da lavagem nasal e, em alguns casos, a cirurgia para a correção da posição do septo nasal pode representar a cura da doença. Quando ela não é devidamente tratada podem surgir complicações como bronquite, inflamação no ouvido, meningite, pneumonia. Raramente podem ocorrer alterações oculares e inflamação cerebral.

Os sintomas da sinusite crônica são os mesmos da sinusite aguda, porém a febre não é tão habitual, sendo mais comuns o cansaço e a dor na face.

A cronicidade da doença pode ser causada devido ao mau uso de medicamentos, automedicação e pelo paciente não seguir as recomendações do médico, frequentando locais úmidos e poluídos, por exemplo. Não tomar os antibióticos prescritos devidamente pode tornar os micro-organismos causadores da infecção ainda mais resistentes e dificultar a sua cura.

Casas e locais de trabalho sujos, úmidos e com acúmulo de ácaros aumentam as chances de recorrência da sinusite, assim como ter o sistema imune comprometido. Evitar todos estes fatores é fundamental para a cura da doença.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 25/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.