Remédio caseiro para sinusite

publicidade

Um excelente remédio caseiro para sinusite é a inalação de eucalipto com sal, pois possui propriedades expectorantes que ajudam a eliminar o excesso de catarro, ao mesmo tempo que combatem a irritação do sistema respiratório.

O suco de espinafre com hortelã também é uma boa opção, uma vez que contém substâncias que ajudam a diminuir a inflamação dos seios nasais e a aumentar o bem-estar, mas uma outra solução, especialmente indicada para sinusite infantil, é inalar o vapor do chá de camomila porque tem propriedades que ajudam a acalmar a mucosa nasal.

​No caso de não haver melhora dos sintomas é recomendado consultar um clínico geral para diagnosticar o problema e, se necessário, tomar corticoides.

Remédio caseiro para sinusite aguda

Um bom remédio caseiro para sinusite aguda é inalar o vapor de eucalipto porque tem propriedade expectorante e anti-séptica, aliviando de forma rápida a congestão nasal.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
  • 1 colher (de chá) de sal
  • 1 litro de água fervente

Modo de preparo

Colocar a água fervente numa bacia e adicionar as gotas do óleo essencial com o sal. Depois cobrir a cabeça e a bacia, inalando o vapor do chá.

É importante respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, repetindo 2 a 3 vezes ao dia.

Remédio caseiro para sinusite alérgica

Um remédio caseiro para sinusite alérgica pode ser o suco de espinafre e hortelã, pois tem propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes que ajudam a eliminar as secreções, aliviando os sintomas da sinusite.

Ingredientes

  • 20 g de espinafre
  • 15 g de hortelã
  • 1 copo de água de coco
  • 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber 3 vezes por dia, entre as refeições.

Além do suco, também pode-se fazer uma nebulização com soro fisiológico antes de dormir ou pingar 1 gota da solução de buchinha-do-norte em cada narina, 2 vezes ao dia.

Remédio caseiro para sinusite infantil

Um bom remédio caseiro para sinusite infantil é inalar o vapor do chá de camomila porque esse chá tem propriedades anti-inflamatórias, antiéticas, analgésica, cicatrizante e ajuda também a acalmar a mucosa nasal.

Ingredientes

  • 6 colheres de chá de flores de camomila
  • 1,5 a 2 litros de água

Modo de preparo

Ferver a água e depois adicionar o chá. Em seguida, colocar o rosto da criança sobre a tigela e cobrir a cabeça com uma toalha. Respire o vapor por no mínimo 10 minutos. É necessário algum cuidado para a criança não se queimar na água.

Antes de dormir, também pode-se colocar 2 gotas de óleo essencial de limão no travesseiro para ajudar a dormir melhor.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 17/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.