4 tipos de nebulização para sinusite

Atualizado em abril 2023

A nebulização é um ótimo tratamento caseiro para a sinusite, seja do tipo aguda ou crônica, seca ou com secreção, pois ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias e facilitando a respiração.

Idealmente, a nebulização deve ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, por, aproximadamente, 15 a 20 minutos e, de preferência, pela manhã e antes de dormir.

Existem diferentes formas de fazer uma nebulização, sendo que as mais comuns incluem respirar o vapor da água do chuveiro, fazer nebulização com soro fisiológico ou respirar o vapor de alguns tipos de chá de ervas, como o de eucalipto.

Imagem ilustrativa número 2

1. Nebulização com água do chuveiro

Uma boa forma de tratamento caseiro para sinusite é a inalação do vapor de água do chuveiro. Basta ficar no banheiro com a porta fechada e deixar a água do chuveiro bem quente, de modo que gere muito vapor. Depois, basta sentar-se confortavelmente respirando o vapor, não havendo a necessidade de se molhar.

É importante que este procedimento seja feito por cerca de 15 minutos, várias vezes ao dia. O alívio dos sintomas é imediato e pode ajudar o paciente a adormecer mais facilmente.

Mas esse não é um procedimento muito econômico, uma vez que se gasta muita água. Além disso, se o banheiro não estiver devidamente limpo e se tiver mofo ou bolor, este procedimento é contraindicado pelo risco de inspirar fungos e bactérias nocivas ao organismo, que podem agravar a sinusite.

2. Nebulização com chá de ervas 

A inalação do vapor de ervas também é uma outra forma de tratamento natural para a sinusite, que consegue aliviar seus sintomas, trazendo uma melhor qualidade de vida.

Basta preparar um chá de camomila, eucalipto ou cascas de laranja com limão, esperar amornar um pouco e, então, inspirar o vapor por aproximadamente 20 minutos. É preciso ter cuidado para não inspirar o ar muito quente, pois pode causar queimaduras nestes tecidos.

Uma boa forma de utilizar esses chás, é fazer uma inalação, colocando o chá numa bacia, posicioná-la numa mesa e sentar-se na cadeira, inclinando-se levemente para frente para conseguir inspirar o vapor. Veja como devem ser feitas estas nebulizações assistindo o seguinte vídeo: 

youtube image - Remédios Caseiros para Sinusite

3. Nebulização com soro fisiológico 

A nebulização com soro fisiológico é um ótimo auxiliar no tratamento da sinusite, pois além de facilitar a respiração, pode servir para a administração de medicamentos inalatórios prescritos pelo médico.

Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.

Pode-se fazer esta nebulização por 20 minutos ou até o soro acabar. Não é recomendado fazer a nebulização deitado, pelo risco de aspiração das secreções. Conheça outras utilidades do soro fisiológico.

4. Nebulização com remédios

A nebulização com remédios, como Berotec e Atrovent, geralmente é diluída com soro fisiológico, e só deve ser feita se for receitada por um médico.

Também se pode fazer nebulização com Vick Vaporub, colocando 2 colheres de chá de Vick ​em uma bacia com 500 mL de água quente e inalar o vapor. No entanto, seu uso só deve ser feito sob orientação do médico, porque em alguns casos, o Vick pode aumentar o muco nasal ou inflamar as vias respiratórias. Este medicamento não deve ser usado em grávidas, mulheres a amamentar ou crianças com idade inferior a 2 anos.

Quando a nebulização não deve ser realizada

Não existem contraindicações para a nebulização com soro fisiológico e ela pode ser feita em bebês, crianças, adultos e, inclusive, durante a gravidez. Contudo, quando se trata de utilizar medicamentos, deve-se falar sempre com o médico antes de iniciar o tratamento. Além disso, antes de se utilizar plantas medicinais no tratamento da sinusite, também se deve informar o médico, devido ao risco de interação medicamentosa e de toxicidade.

Veja mais sobre o tratamento da sinusite e como identificar os sinais de melhora.