HPV

publicidade

O HPV, também conhecido como papilomavírus humano, é uma infecção que, dependendo do tipo do vírus, pode causar o surgimento de verrugas na pele ou o desenvolvimento de câncer no colo do útero ou no pênis.

Normalmente, as verrugas do HPV surgem na região genital do homem ou da mulher, mas também podem afetar outras partes do corpo, como ânus, nariz, garganta ou boca, dependendo do local onde o vírus se encontra. Saiba mais sobre HPV na boca.

O HPV tem cura, quando o organismo é capaz de eliminar o vírus e, por isso, o mais importante é fortalecer o sistema imune, pois mesmo que não apresente sintomas, o paciente pode continuar a transportar e a espalhar o vírus.

Sintomas do HPV

O principal sintoma do HPV é o surgimento de verrugas na região afetada, no entanto, alguns tipos do vírus do HPV também podem levar ao desenvolvimento de câncer em algumas regiões, como colo do útero, ânus, pênis, boca ou garganta .

Quando o indivíduo apresenta verrugas, deve ir ao urologista ou ao ginecologista caso surjam na região íntima, ao otorrinolaringologista, caso apareçam na boca e na garganta, ou ao clínico geral, nos outros casos, para despistar a infecção pelo vírus do HPV.

Fotos do HPV

Como tratar o HPV

O tratamento do HPV, normalmente, inclui a remoção das verrugas através de:

  • Aplicação de cremes ou ácidos: como o Imiquimod ou o Podofilox, por exemplo, que fortalecem o sistema imune e ajudam a retirar as camadas externas das verrugas, até que desapareçam;
  • Crioterapia: consiste em congelar as verrugas com nitrogênio líquido até que desapareçam em poucos dias;
  • Eletrocauterização: é utilizada uma corrente elétrica para queimar as verrugas;
  • Cirurgia: é feita uma pequena cirurgia no consultório do médico para retirar as verrugas com bisturi ou laser.

No entanto, como não existem remédios capazes de eliminar o vírus do HPV, é recomendado fortalecer o organismo com remédios receitados pelo médico, como o Interferon, ou com a ingestão de vitamina C, quer através de suplementos, quer através de frutas como laranja, kiwi.

No caso do HPV que provoca câncer, além de fortalecer o sistema imune, deve-se consultar um oncologista para tratar o câncer, sendo que, nestes casos, a cura é mais difícil de alcançar.

Transmissão do HPV

A transmissão do HPV acontece mais frequentemente através do contato íntimo desprotegido e, por isso, o HPV é considerado a doença sexualmente transmissível mais comum. Porém, ele também pode ser transmitido através do contato direto com as verrugas do HPV, como no caso do parto normal de uma grávida com verrugas genitais. Descubra mais sobre o HPV na gravidez.

Para prevenir a transmissão desta doença, existe a vacina contra o HPV que pode ser tomada por meninos e meninas, entre os 9 e os 26 anos, e que diminui os riscos de infecção pelo HPV. Porém, a melhor forma de prevenção continua a ser a utilização de preservativo durante o contato íntimo, mesmo após ter tomado a vacina.

Saiba mais sobre como tratar o HPV em: Tratamento do HPV.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 01/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.