HPV

publicidade

O papilomavírus humano é o causador da doença chamada HPV que pode ser transmitida pelo contato íntimo desprotegido com um indivíduo contaminado. Seu principal sintoma é o surgimento de diversas pequenas verrugas na região genital, que pode afetar tanto homens quanto mulheres, de todas as idades. 

Existem muitas variações do HPV, a maioria delas não apresenta nenhum sintoma e pode desaparecer espontaneamente, sem tratamento específico. Uma das formas mais temidas do HPV é aquele que afeta a área genital, porque quando não é devidamente tratado pode levar ao câncer do colo do útero ou câncer de pênis, mas para evitá-los deve-se seguir o tratamento corretamente.

Sintomas do HPV

Os sintomas do HPV incluem a aparição de verrugas nas partes íntimas, contudo, algumas vezes o HPV pode não apresentar nenhum sintoma sendo somente diagnosticado num exame de rotina.

Fotos do HPV

Causas do HPV

A causa do HPV é a infeção pelo vírus papilomavírus humano pelo contato direto com a área infectada de outro indivíduo.

Transmissão do HPV

A transmissão do HPV mais comum acontece através da relação desprotegida, mas ele também pode ser transmitido de mãe para filho, através do parto normal, e no contato direto com a ferida do HPV.

Diagnóstico do HPV

O HPV pode ser diagnosticado através do exame papanicolau, que deve ser realizado 1 vez por ano por todas as mulheres que tenham relações íntimas, de forma regular ou esporádica. O exame clínico visual é capaz de detectar as verrugas genitais e a colposcopia é capaz de esclarecer qualquer dúvida.

Tratamento para HPV

O tratamento para o HPV é feito com pomadas específicas e, se o indivíduo realizar o tratamento corretamente e usar preservativo em todo contato íntimo, o vírus pode ser erradicado.

Prevenção do HPV

A melhor maneira de combater o vírus do HPV é através da prevenção, com a dose da vacina para HPV e o uso de preservativo em todo contato íntimo.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 17/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.