HPV tem cura?

publicidade

O HPV nem sempre tem cura porque nem sempre o vírus é eliminado do organismo. No entanto, quando o tratamento é realizado corretamente as lesões desaparecem e pode-se dizer que o indivíduo está 'curado', no entanto isto não quer dizer que o vírus tenha sido eliminado do organismo, mas que somente a infecção tenha sido controlada.

Um dos sinais de cura do HPV é a eliminação das verrugas, mas elas podem estar tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu e, por isso, os pacientes devem fazer exames como papanicolau e peniscopia, para confirmar que a eliminação de todas as verrugas.

O HPV cura sozinho?

O HPV não se cura sozinho e por isso o paciente que possui verrugas genitais deve seguir todas as orientações médicas.

Como é feito do tratamento do HPV

O tratamento do HPV pode ser feito em casa, com pomadas, ou no hospital, com técnicas como cauterização, que eliminam os sintomas do HPV, mas que não são capazes de combater o vírus.

Os remédios mais utilizados são as pomadas para HPV, como Podofilox ou Imiquimode, além de remédios para fortalecer o sistema imune, como o Interferon. Há pesquisas que afirmam que a pomada de barbatimão possa curar o HPV, mas esta pomada ainda não está sendo comercializada.

Durante o tratamento é aconselhada uma alimentação saudável e o uso de preservativo em todas as relações, para diminuir as chances de contaminação ou de reinfecção.

Veja mais detalhes do tratamento em: Tratamento do HPV.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade