HPV tem cura?

O HPV pode ter cura, mas nem sempre ela ocorre porque é difícil o vírus ser totalmente eliminado do organismo. No entanto, quando o tratamento é realizado corretamente e as lesões desaparecem completamente e pode-se dizer que o indivíduo está curado, mesmo que o vírus não tenha sido completamente eliminado, pois ele pode ficar dormente no organismo por vários anos, sem que a infecção volte.

Um dos sinais de cura do HPV é a eliminação das verrugas, mas é preciso fazer acompanhamento médico porque elas podem estar tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu, sendo necessário fazer exames como papanicolau e penioscopia para confirmar a eliminação total das verrugas.

HPV tem cura?

O HPV cura sozinho?

Quando o HPV não gera sintomas, ele pode desaparecer sozinho em até 2 anos após a contaminação, pois o próprio sistema imunológico da pessoa consegue eliminar o vírus do organismo. No entanto, nem sempre o vírus é eliminado naturalmente e por isso é importante fazer exames médicos pelo menos 1 vez por ano para rastrear o HPV e iniciar o tratamento adequado, que deve ser seguido até o fim para realmente combater o vírus e evitar o desenvolvimento de complicações como o câncer. Além da medicação, durante o tratamento deve-se usar camisinha em todas as relações para não passar o vírus para outras pessoas.

Apesar de não existir nenhum medicamento ou cirurgia que seja capaz de eliminar completamente o vírus do corpo, quando o paciente chega ao fim do tratamento e as verrugas já não são vistas a olho nu nem nos exames médicos, pode-se dizer que o HPV foi curado. No entanto, é importante lembrar que as verrugas podem voltar a qualquer momento, especialmente quando o sistema imune da pessoa fica enfraquecido, como durante períodos de doenças como gripes, tratamentos para câncer ou surgimento de doenças autoimunes, como o lúpus.

Assim, apenas o sistema imunológico da própria pessoa é capaz de eliminar o vírus do corpo definitivamente, e sempre que as lesões voltarem é preciso realizar o tratamento novamente, para ajudar no combate ao vírus. Veja Quando acontece a remissão espontânea do HPV.

Como é feito do tratamento do HPV

O tratamento do HPV pode ser feito em casa, com pomadas, ou nas clínicas, com técnicas como cauterização, que eliminam as verrugas do HPV. Os remédios mais utilizados são as pomadas, como Podofilox ou Imiquimode, além de remédios para fortalecer o sistema imune, como o Interferon. Há pesquisas que afirmam que a pomada de barbatimão possa curar o HPV, mas esta pomada ainda não está sendo comercializada.

Durante o tratamento é aconselhada uma alimentação saudável e o uso de preservativo em todas as relações, para diminuir as chances de contaminação ou de reinfecção. Saiba mais detalhes sobre o Tratamento do HPV.

Quanto mais cedo o tratamento iniciar, mais fácil será a cura do HPV, por isso veja no vídeo a seguir como identificar os primeiros sintomas desta doença ainda no início e o que fazer para tratar.

Mais sobre este assunto: