HPV tem cura?

PUBLICIDADE

O HPV nem sempre tem cura porque nem sempre o vírus é eliminado do organismo. No entanto, quando o tratamento é realizado corretamente as lesões desaparecem e pode-se dizer que o indivíduo está 'curado', no entanto isto não quer dizer que o vírus tenha sido eliminado do organismo, mas que somente a infecção tenha sido controlada.

Um dos sinais de cura do HPV é a eliminação das verrugas, mas elas podem estar tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu e, por isso, os pacientes devem fazer exames como papanicolau e peniscopia, para confirmar a eliminação de todas as verrugas.

O HPV cura sozinho?

Quando o HPV não gera sintomas ele pode desaparecer sozinho em até 2 anos após a contaminação, porque o próprio sistema imune da pessoa consegue eliminar o vírus do organismo, mas isso nem sempre acontece e por isso sempre que o HPV seja diagnosticado deve-se realizar o tratamento até o fim para evitar o desenvolvimento de câncer e deve-se usar camisinha em todas as relações para não passar o vírus para outros.

Apesar de não existir nenhum medicamento ou cirurgia que seja capaz de eliminar o vírus do corpo, num curto período de tempo, quando o paciente chega ao fim do tratamento, geralmente após meses, e as verrugas já não são vistas a olho nu, pode-se dizer que o HPV foi curado. Mas mesmo assim as verrugas podem voltar a qualquer momento, especialmente quando o sistema imune da pessoa ficar enfraquecida.

Sempre que estas lesões voltarem é preciso realizar o tratamento porque somente o sistema imunitário da própria pessoa é capaz de eliminar o vírus do corpo definitivamente. A eliminação das lesões é sempre importante para prevenir o câncer que podem surgir devido ao seu agravamento. Veja: Quando acontece a remissão espontânea do HPV.

Como é feito do tratamento do HPV

O tratamento do HPV pode ser feito em casa, com pomadas, ou nas clínicas, com técnicas como cauterização, que eliminam as verrugas do HPV. Os remédios mais utilizados são as pomadas, como Podofilox ou Imiquimode, além de remédios para fortalecer o sistema imune, como o Interferon. Há pesquisas que afirmam que a pomada de barbatimão possa curar o HPV, mas esta pomada ainda não está sendo comercializada.

Durante o tratamento é aconselhada uma alimentação saudável e o uso de preservativo em todas as relações, para diminuir as chances de contaminação ou de reinfecção. Saiba mais detalhes sobre o Tratamento do HPV.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE