Cauterização do colo do útero

publicidade

A cauterização do colo do útero é um tratamento utilizado nos casos de feridas no útero provocadas por HPV, alterações hormonais ou infecções vaginais, por exemplo, assim como em casos de corrimento ou sangramento excessivo após o contato íntimo. Veja as principais causas de ferida no útero: Ferida no útero.

Geralmente, durante a cauterização do colo do útero, o ginecologista utiliza um aparelho para queimar as lesões no colo do útero, permitindo que novas células saudáveis se desenvolvam no local afetado.

A cauterização do colo uterino pode ser feita no consultório do ginecologista com anestesia local e, por isso, não dói, porém algumas mulheres podem sentir algum desconforto no momento em que o médico realiza a cauterização.

Como é feita a cauterização

A cauterização do colo do útero é feito de forma semelhante ao papanicolau e, por isso, a mulher deve retirar a roupa abaixo da cintura e ficar deitada na maca do ginecologista, com as pernas ligeiramente afastadas, para permitir a introdução de um objeto que mantém o canal vaginal aberto e que é chamado de espéculo.

Depois, o ginecologista coloca anestesia no colo do útero, para evitar que a mulher sinta dor durante o procedimento, e insere um aparelho mais comprido para queimar as lesões do colo do útero, o que pode demorar entre 10 a 15 minutos.

Como é a recuperação após a cauterização

Após a cauterização a mulher pode voltar a casa sem precisar ficar internada, no entanto, não deve conduzir devido aos efeitos da anestesia, sendo, por isso, recomendado que seja acompanhada por um familiar.

Além disso, durante a recuperação da cauterização do colo uterino é importante saber que:

  • Podem surgir câimbras abdominais nas primeiras 2 horas após o procedimento;
  • Podem acontecer pequenos sangramentos até 6 semanas após a cauterização;
  • Deve-se evitar contato íntimo ou utilizar tampões até que os sangramentos desapareçam;

Nos casos em que a mulher apresenta muitas câimbras abdominais após a cauterização, o médico pode receitar analgésicos, como o Paracetamol ou Ibuprofeno, para ajudar a aliviar a dor.

Quando ir no médico

É recomendado ir ao pronto-socorro quando surge:

  • Febre acima de 30ª;
  • Corrimento com cheiro fétido;
  • Aumento do sangramento;
  • Cansaço excessivo;
  • Vermelhidão na região genital.

Estes sintomas podem indicar o desenvolvimento de uma infecção ou hemorragia e, por isso, deve-se ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento adequado e evitar o desenvolvimento de complicações graves.

Saiba tudo sobre o tratamento de feridas uterinas em: Como tratar a ferida no útero.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade