Fibra solúvel

publicidade

As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas e vegetais, e elas formam uma mistura de consistência viscosa no estômago que proporciona uma sensação de saciedade por fazer com que o alimento fique mais tempo no estômago, além de corrigir a prisão de ventre regulando a velocidade da passagem do bolo alimentar pelo estômago, duodeno e intestinos fino e grosso.

Alimentos ricos em fibra solúvel

  • maçã
  • laranja
  • cenoura
  • cevada (casca)

A fibra solúvel além de absorver água, especialmente quando em conjunto com as fibras insolúveis, também é capaz de reduzir açúcar e colesterol do sangue, sendo útil no tratamento do diabetes e colesterol alto.

O conteúdo e o grau de viscosidade da fibra vai depender do grau de maturação do vegetal, sendo que quanto mais maduros estiverem maior é sua quantidade de determinads tipos de fibras solúveis como celulose e lignina, ao mesmo tempo que reduz o teor de outro tipo de fibra solúvel, a pectina reduz.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 29/10/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.