Alimentos para prisão de ventre

PUBLICIDADE

Os alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são principalmente os alimentos ricos em fibras como os cereais All Bran, maracujá ou amêndoas com casca e os alimentos ricos em água como o rabanete, tomate ou nabo porque as fibras e a água ajudam a aumentar o bolo fecal, diminuem o tempo de permanência dentro do intestino e facilitam a expulsar das fezes.

Além disso, para aliviar a prisão de ventre é fundamental beber 2 litros de água por dia e fazer exercícios físicos diariamente, como caminhar 30 minutos, para ativar o intestino facilitando a eliminação das fezes, e diminuindo a dor e desconforto provocado pela prisão de ventre.

Lista de alimentos para prisão de ventre

Os principais alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre podem ser:

  • Farelo de cereais, gérmen de trigo, gergelim, cevada torrada;
  • Repolho, couve-flor, cenoura;
  • Goiaba, pera com casca, uvas, maçã, tangerina, morango, pêssego, melancia, melão, abacaxi;
  • Feijão-fradinho, ervilha, fava.

Estes alimentos devem ser ingeridos diariamente de preferência crus e pouco elaborados, porque assim possuem maior quantidade de fibras, em comparação com os alimentos mais cozidos e triturados. Veja a quantidade de fibras nos alimentos em: Alimentos ricos em fibras.

Cardápio para prisão de ventre

Segue-se um exemplo de cardápio que ajuda a combater a prisão de ventre.

Café da manhã - cereais all bran com iogurte e morangos.

Almoço - ovos mexidos com arroz integral e salada de cenoura, tomate e ervilhas, temperada com azeite, suco de limão e oréganos. Uma maçã para sobremesa.

Lanche - suco de abacaxi com torradas integrais e queijo minas

Jantar - salmão grelhado com batata, repolho e couve-flor cozidos temperados com azeite e vinagre. Para sobremesa uma pera.

Ao longo do dia beber 2 litros de água ou chá sem açúcar.

Veja também: Dieta para prisão de ventre.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE