Porque é importante desintoxicar o organismo

O grande objetivo de fazer uma dieta detox é reduzir ou eliminar o excesso de toxinas que se acumulam no organismo e que aceleram o processo de envelhecimento, além de também poder causar inchaço, dificultar o processo de emagrecimento e até causar espinhas. Além disso fazer uma dieta detox a cada 3 meses é importante para melhorar a atividade mental e a concentração, porque limpa também as toxinas acumuladas no cérebro.

Essas toxinas que podem se acumular estão presentes em herbicidas usados na agricultura, e em corantes e adoçantes de alimentos, além de também serem produzidas naturalmente no organismo durante situações de stress.

Porque é importante desintoxicar o organismo

As Dietas detox, normalmente tem muitos alimentos verdes, por causa da clorofila que acelera ainda mais a eliminação de toxinas do corpo ajudando a acabar com a gordura acumulada.

Porque o detox ajuda a emagrecer

Durante a perda de peso, substancias inflamatórias e hormônios que estavam dentro do tecido gorduroso passam a circular no sangue, devendo serem eliminadas para reduzir a inflamação no corpo e regular as alterações hormonais que ocorrem durante o emagrecimento.

Assim, à medida que se faz uma dieta de emagrecimento, é importante fazer períodos de dieta detox para limpar o organismo e favorecer a continuação da perda de peso. Além disso, a alimentação detox também pode ser usada para preparar o organismo para comer uma dieta para emagrecer. Veja como fazer uma dieta detox.

Quando o corpo acumula toxinas

Além de ser importante para ajudar a emagrecer, a alimentação detox também deve ser utilizada para eliminar toxinas que se acumulam em situações rotineiras como:

  • Consumir alimentos que foram produzidos com agrotóxicos inseticidas, herbicidas, antibióticos, hormônios e outros medicamentos para tratar os animais e as plantações. Saiba os alimentos que tem mais agrotóxicos.
  • Consumir bebidas alcoólicas;
  • Fumar;
  • Não praticar atividade física;
  • Passar por situações de grande estresse;
  • Ter problemas como diabetes ou obesidade, infecções ou passar por cirurgias;
  • Tomar remédios com hormônios, como anticoncepcional.

Nestes casos, a dieta detox ajuda a eliminar o excesso de toxinas do organismo, melhorando o metabolismo corporal, combatendo a retensão de líquidos e melhorando o funcionamento do intestino.

Detox e Exercício Físico

Durante a prática de exercício físico ocorre a construção de mais massa muscular, e durante esse processo é produzido ácido lático, a substância responsável por causar dor muscular após a atividade física.

Nestes casos, a dieta detox ajuda eliminar mais rapidamente o excesso de ácido lático e de outras substâncias inflamatórias produzidas durante o exercício, fazendo com que a recuperação muscular seja mais rápida, o que melhora o rendimento nos treinos.

Porque é importante desintoxicar o organismo

Principais Alimentos Desintoxicantes

Os principais alimentos com propriedades desintoxicantes e que devem ser consumidos com regularidade são:

  • Spirulina, uma alga marinha rica antioxidantes;
  • Couve, por ser rica em substâncias anti-inflamatórias que ajudam no funcionamento dos rins;
  • Probióticos, como iogurtes naturais e kefir, que melhoram a flora intestinal e o sistema imunológico;
  • Sucos cítricos de limão, laranja, maracujá e abacaxi, por serem ricos em antioxidantes;
  • Água, por ajudar a eliminar as toxinas através da urina;
  • Gengibre, por ter forte ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Alho, por conter o poderoso antioxidantes alicina.

Além de aumentar o consumo desses alimentos, para que a dieta detox realmente funcione deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, doces, carnes vermelhas e processadas, como salsicha e linguiça, e frituras.

Processo Químico de Detoxificação

Para as substâncias serem eliminadas do organismo, devem passar pelo processo de biotransformação, que é realizado basicamente em duas fases:

Fase 1

Enzimas do tipo oxidorredutases e componentes do citocromo p-450 são utilizados para transformar a substância tóxica apolar em polar. Esse processo também é conhecido como bioativação, pois a substância polar possui um grupo de radical livre que servirá de local de ligação para a fase 2.

Fase 2

A fase 2 da biotransformação tem o objetivo de transformar os metabólitos da fase 1 em moléculas prontas para eliminação, sendo realizada principalmente por enzimas transferases. Como o produto final desta fase é um metabólito não reativo, ela também é conhecida por bioinativação.

Veja receitas para limpar o organismo em:

Mais sobre este assunto: