Desenvolvimento do bebê - 36 semanas de gestação

publicidade

O desenvolvimento do bebê às 36 semanas de gestação, que são 8 meses de gravidez, está praticamente completo, mas ele ainda será considerado prematuro se nascer esta semana.

Apesar da maior parte dos bebês já estarem virados com a cabeça para baixo, alguns podem chegar as 36 semanas de gestação, e ainda estarem sentados. Neste caso, se o trabalho de parto começar e o beber continuar sentado, o médico poderá tentar virar o bebê ou sugerir uma cesariana.

Desenvolvimento do feto com 36 semanas de gestação

Em relação ao desenvolvimento do feto com 36 semanas de gestação, este apresenta uma pele mais lisa e já tem gordura suficiente depositada sob a pele para permitir a regulação da temperatura após o parto. Pode ainda haver alguma vérnix, as bochechas estão mais rechonchudas e a lanugem está desaparecendo aos poucos.

O bebê deverá ter a cabeça coberta por cabelos, e as sobrancelhas e os cílios estão completamente formados. Os músculos estão cada vez mais fortes, tem reações, memória e as células cerebrais continuam se desenvolvendo.

Os pulmões ainda estão em formação, e o bebê produz cerca de 600 ml de urina que é liberada no líquido amniótico. Quando o bebê está acordado, os olhos permanecem abertos, ele reage à luz e pica normalmente, mas apesar disso, passa a maior parte do tempo dormindo.

O nascimento do bebê está próximo nesta altura, e agora é hora de pensar em alimenta-lo. A única fonte de alimentação nos primeiros 6 meses deve ser o leite. O leite materno é o mais recomendado, mas na impossibilidade de oferecer este, existem fórmulas de leite artificial. A alimentação nesta fase é um fator muito importante para você e para o bebê.

Tamanho do feto com 36 semanas de gestação

O tamanho do feto com 36 semanas de gestação é de aproximadamente 47 centímetros medidos da cabeça ao calcanhar e o seu peso é de cerca de 2,8 kg.

Fotos do feto com 36 semanas de gestação

Alterações na mulher às 36 semanas de gravidez

A mulher deverá ter ganho aproximadamente 10 kg até agora e a dor nas costas pode ser cada vez mais comum.

Ao oitavo mês de gestação, a respiração é mais fácil, pois o bebê está a encaixar-se para o nascimento, mas por outro lado a frequência de micção aumenta, logo a gestante passa a urinar com mais frequência. Os movimentos fetais podem ser menos perceptíveis porque há menos espaço disponível, mas ainda assim deverá sentir o bebê mexer pelo menos 10 vezes por dia.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 09/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.