Quantos quilos posso engordar na gravidez?

publicidade

​A mulher pode engordar entre 7 e 15 Kg durante os nove meses ou 40 semanas de gestação, dependendo sempre do peso que tinha antes de engravidar. Isso significa que a mulher deve engordar em torno de 2 Kg nos primeiros três meses de gravidez. Já a partir do 4º mês de gravidez, a mulher deve engordar, em média, 0,5 Kg por semana, para uma gravidez saudável.

Por isso, se o índice de massa corporal - IMC - da mulher ao engravidar é normal, então é aceitável que engorde entre 11 e 15 Kg na gestação. Caso a mulher tenha o peso acima do ideal é importante que não engorde mais do que 11 Kg. Porém, se o peso pré-gestacional for muito baixo, é possível que a mãe engorde mais do que 15 Kg para gerar um bebê saudável.

Embora gravidez não seja o momento de fazer dietas ou restrição alimentar, é importante que a mulher tenha uma alimentação saudável, faça uma atividade física regularmente e tenha o aumento de peso sob controle, para garantir uma boa recuperação pós-parto e a saúde do bebê também.

Como não engordar na gravidez

Para não engordar muito e saber quantos quilos é saudável engordar durante a gravidez é necessário calcular o IMC no início da gestação e comprar esse valor com os dados da tabela abaixo:

Ganho de peso na gravidez de acordo com o IMC

IMCClassificação do IMCGanho de peso recomendado durante a gravidezClassificação de ganho de peso
< 18,5Abaixo de peso12 a 18 KgA
18,5 a 24,9Normal11 a 15 KgB
25 a 29,9Excesso de peso7 a 11 KgC
>30ObesidadeAté 7 KgD

Assim, caso a mulher tenha 1,60 m de altura e pese 60 Kg, ela terá um IMC de 23,4 Kg/m2, o que significa que seu IMC é normal e, de acordo com a tabela, poderá engordar entre 11 a 15 Kg durante a gravidez.

Veja mais detalhadamente como calcular o seu IMC em: IMC.

Gráfico de ganho de peso durante a gravidez

A gestante poderá acompanhar o seu ganho de peso a cada semana, garantindo que não engorda muito durante a gravidez, utilizando o gráfico abaixo:

De acordo com o exemplo anterior, a grávida deve manter o ganho de peso no intervalo que está assinalado com a letra B no gráfico. Desta forma, é possível garantir um peso saudável durante a gravidez, evitando problemas como diabetes gestacional ou eclampsia que estão, muitas vezes, associadas ao ganho excessivo de peso durante a gestação.

Veja também:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade