Desenvolvimento do bebê - 19 semanas de gestação

publicidade

Por volta das 19 semanas, a mulher já se encontra mais ou menos na metade da gravidez e provavelmente já pode começar a sentir o bebê mexer dentro da barriga. O bebê já tem uma fisionomia mais definida, as pernas agora já são mais compridas do que os braços, tornando o corpo mais proporcional.

Desenvolvimento do feto com 19 semanas de gestação

Com 19 semanas o rosto do bebê está em contínuo desenvolvimento e uma penugem macia passa a cobrí-lo. As sobrancelhas e cílios começam a crescer. As pálpebras já estão formadas, mas os olhos do bebê ainda não estão abertos, apesar de já ser capaz de perceber a luz intensa fora do útero. O cabelo começa a nascer, mas a cor e a textura podem alterar após o nascimento.

O bebê  já começa  a engolir o líquido amniótico, os rins continuam a produzir  urina e as papilas gustativas começam a formar-se na língua. As células nervosas que já existem aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas, mas a sua produção começa a diminuir. É capaz de fechar as mãos se elas se tocarem e já tem unhas pequenas.

 À medida que os minúsculos ossos no interior dos ouvidos endurecem, o bebê começa a ouvir sons como os batimentos cardíacos, a voz e os ruídos das entranhas da mãe. Os pulmões do bebê estão crescendo e o tórax já realiza os movimentos da respiração.

Se já sabe o sexo do bebê, caso seja uma menina, ela já possui o sistema reprodutivo estabelecido com órgão genital, útero, trompas de Falópio e aproximadamente 6 milhões de óvulos primitivos nos ovários. Quando o bebê nascer, esse número será reduzido para  1 milhão  e já não produzirá mais óvulos durante toda a vida.

Para o cérebro é uma fase muito importante pois irá desenvolver os sentidos, designando áreas específicas para o paladar, olfato, tato, audição e visão.

Tamanho do feto com 19 semanas de gestação

O tamanho do bebê com 19 semanas é de aproximadamente 13 centímetros e pesa mais ou menos 140 gramas.

Fotos do feto com 19 semanas de gestação

Alterações na mulher com 19 semanas de gravidez

A nível físico, as alterações na mulher com 19 semanas são mais notáveis pois a barriguinha já começa a crescer mais a partir de agora. Se os enjoos a privaram das relações sexuais nos primeiros meses, poderá verificar que o desejo sexual começa a voltar. Normalmente os mamilos ficam mais escuros e é possível que possua uma linha escura vertical no centro da barriga. O coração vai trabalhar duas vezes mais para satisfazer as exigências adicionais do corpo. Pode já começar a sentir o bebê mexendo, especialmente se não for a primeira gravidez, mas para algumas mulheres pode demorar um pouco mais.

Pode sentir a parte de baixo da barriga um pouco mais dolorida, pois nesta fase, os ligamentos do útero esticam à medida que ele vai crescendo.

Apesar de estar mais pesada, é imprescindível a realização de alguma atividade física para manter-se ativa. Caso a gestante se sinta cansada ao praticar o seu exercício de rotina, o ideal é respirar sempre profundamente e diminuir o ritmo de forma gradual, nunca parando de vez.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 14/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.