Desenvolvimento do bebê - 18 semanas de gestação

Atualizado em fevereiro 2024
18 semanas de gravidez
Faltam 23 semanas
pimentão
O seu bebê é do tamanho de um pimentão.
Equivale ao mês:
início do 5º mês
Equivale aos dias:
120 a 126 dias de gestação

Na 18ª semana de gestação, o bebê está se mexendo muito, que já pode ser percebido por algumas mulheres como pequenas vibrações na barriga, principalmente quando estiverem relaxadas e deitadas à noite.

Nesta fase da gestação, o sistema nervoso do bebê começa a formar uma camada externa de proteção nas células nervosas, chamada mielina, que permitirá uma melhor comunicação entre as células do corpo e o cérebro.

Durante essa semana, os sintomas de azia e sensação de queimação começam a diminuir, e a prisão de ventre, hemorroida, tontura ou dor nas costas podem continuar.

Imagem ilustrativa número 1

Desenvolvimento do bebê

As principais características do desenvolvimento do bebê na 18ª semana da gestação são:

  • A cabeça do bebê já está mais proporcional ao tamanho do corpo, as pernas mais alongadas e a orelha bem posicionada ao lado da cabeça;
  • Os ouvidos já funcionam, podendo escutar os batimentos cardíacos, a voz da mãe, o ruído causado pela passagem de sangue pelo cordão umbilical e o meio a sua volta devido ao rápido desenvolvimento do cérebro, que já começa a decifrar sentidos como tato, paladar, olfato, visão e audição;
  • Os olhos já estão mais sensíveis à luz, fazendo com que o bebê responda com movimentos ativos a estímulos vindos do meio externo, que já podem ser sentidos por algumas mulheres a partir dessa semana, principalmente quando estiverem deitadas e paradas à noite;
  • O relógio biológico do bebê, que regula o sono e o estado de vigília, começa a se desenvolver e fica mais organizado à medida que o bebê se desenvolve;
  • O sistema nervoso começa a formar a mielina, uma camada de gordura e proteínas que protege os nervos e os neurônios e ajuda que os sinais entre o cérebro e as células do corpo aconteçam de forma mais rápida;
  • O intestino e as glândulas digestivas estão se desenvolvendo cada vez mais e o bebê começa a formar o mecônio, que são as primeiras fezes. 

Nesta fase da gestação, as tubas uterinas já estão posicionadas no lugar correto, se for uma menina, já sendo possível confirmar o sexo do bebê pela ultrassonografia.

Tamanho e peso do bebê

O tamanho do bebê com 18 semanas de gestação é de cerca de 21,2 centímetros, medidos da cabeça aos pés, e cerca de 14,7 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um pimentão verde. O peso do bebê nessa semana é cerca de 222 gramas.

Mudanças no corpo da mulher

Na 18ª semana de gravidez, abarriga continua aumentando à medida que o útero se expande para abrigar o bebê em desenvolvimento e algumas mulheres podem sentir tonturas, pois o útero pode pressionar uma artéria ao sentar ou deitar. Ao levantar, a descompressão da artéria aumenta muito o fluxo de sangue que provoca a sensação de tontura.

Nesta fase, algumas mulheres podem apresentar dor nas costas, que pode ser causada pelo crescimento do bebê que pressiona o nervo ciático, ou pelo crescimento do útero que provoca uma alteração no formato do corpo e no centro de gravidade, fazendo com que a parte inferior das costas seja puxada para frente, enquanto o abdômen é projetado para fora.

Além disso, o aumento do hormônio relaxina, responsável por afrouxar e relaxar as articulações e os ligamentos do corpo, incluindo os que ligam os ossos pélvicos à coluna, também pode levar ao aparecimento da dor nas costas.

Nesta fase da gestação, os sintomas de azia e sensação de queimação no estômago começam a melhorar, mas a prisão de ventre ou hemorroidas podem continuar.

Cuidados durante a 18ª semana

Na 18ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Prisão de ventre: Beber pelo menos 8 copos de água por dia, comer alimentos ricos em fibra como cereais integrais, frutas e vegetais, e praticar exercícios físicos regularmente recomendados pelo médico, ajudam a melhorar os movimentos do intestino, podem ajudar e a aliviar esse desconforto;
  • Hemorroida: Fazer banho de assento com água morna, usar lenços umedecidos sem perfume ou lavar a região anal após defecar, podem ajudar a aliviar a hemorroida. Além disso, evitar ficar sentada ou em pé por muito tempo, ajudam a diminuir a pressão da barriga sobre o reto, evitando a hemorroida. Veja mais dicas de como tratar hemorroida na gravidez;
  • Dor nas costas: Usar uma cinta de gestante para dar suporte à barriga e às costas, não ficar muito tempo de pé e evitar cruzar as pernas ao sentar, ajudam a melhorar a dor nas costas. É importante também fazer exercícios para alongar e fortalecer a musculatura das costas e da pelve como ioga ou pilates, por exemplo. Confira os melhores exercícios para fazer na gravidez;
  • Tonturas: Evitar longos períodos em pé e levantar lentamente após deitar ou sentar, comer a cada 2 ou 3 horas e beber bastante água por dia. Se a tontura não melhorar, ficar mais intensa ou se surgirem dor abdominal ou sangramento vaginal, deve-se entrar em contato com o médico imediatamente.

Durante toda a gestação, é importante realizar as consultas pré-natais, seguir as recomendações médicas, tomar o ácido fólico ou outros suplementos e fazer atividades físicas recomendados pelo obstetra, para ajudar a controlar melhor o peso, melhorar a qualidade do sono e fortalecer a musculatura.

Além disso, deve-se fazer uma alimentação saudável e balanceada, incluindo frutas, verduras e legumes frescos, para garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê e ajudar a controlar o peso durante a gravidez. Saiba mais sobre alimentação na gravidez.

Principais exames

A 18ª semana da gestação é a última semana para a realização da amniocentese, um exame indicado para grávidas com mais de 35 anos, que possuam histórico na família de doenças genéticas ou que tiveram filho com doença genética, para verificar alterações que possam representar risco para o bebê. Confira todas as indicações da amniocentese e como é feito esse exame.

Além disso, o médico também poderá solicitar ou fazer o ultrassom morfológico, um exame de imagem que identifica o sexo do bebê e permite avaliar o desenvolvimento do coração, rins, bexiga, estômago e quantidade de líquido amniótico.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro

Vídeos relacionados