Antioxidante

publicidade

O antioxidante é um tipo de substância que evita a formação de radicais livres no organismo. Existem os antioxidantes naturais, que são as vitaminas encontradas nos alimentos ou os suplementos vitaminicos e de minerais e oligoelementos que atuam como antioxidantes sintéticos orais, quando a ingestão de frutas e legumes não é ideal.

Os radicais livres favorecem o envelhecimento celular e os antioxidantes combatem esta ação reduzindo a velocidade  do envelhecimento do organismo.

Para que serve o antioxidante

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes protegem o corpo da ação dos radicais livres, proporcionando mais saúde. Eles podem ser encontrados em frutas, vegetais, legumes e cereais. Principalmente nos alimentos que são fontes de vitamina A, C, E e selênio, que são os principais antioxidantes presentes nos alimentos.

Alimentos antioxidantes

Alguns exemplos de alimentos antioxidantes são, o tomate, a acerola, a laranja, o arroz, a couve, o agrião e o brócolis, as sementes de linhaça ou de sésamo, a castanha do pará, o morango, uvas e mistilos,

A quantidade de antioxidante ideal para se suplementar é muito difícil de se afirmar, porque a capacidade de oxidar nutrientes é muito variável dependendo do nível de stress, atividade física, tipo de doença (caso exista) e até mesmo exposição solar que aumenta os radicais livres.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 18/09/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.